acho que vc nao esta lendo os erros, isso eh muito importante.
repare no erro que ele fala que o seu arquivo oi.jasper nao foi encontrado. verifique se vc esta passando o endereço do arquivo correntamente
marciosouzajunior
Seu relatório está no mesmo pacote do programa? Se estiver em um pacote diferente tem que especificar;
“/relatorios/oi.jasper”
jaissonduarte
mas no tutorial do GUj ele diz que gera esses arquivos
e já tentei colocar eles mas não funciona vou tentar de novo
jaissonduarte
não consegui não consigo colocar o .jasper para rodar na aplicaçãoaté agora fiz:
packagerelatorioguj;importjava.sql.*;importjava.util.*;importnet.sf.jasperreports.engine.JRException;importnet.sf.jasperreports.engine.JRResultSetDataSource;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperExportManager;importnet.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;importnet.sf.jasperreports.view.JasperViewer;publicclassRelatorioGUJ{privatestaticConnectiongetConnection()throwsClassNotFoundException,SQLException{Stringdriver="org.postgresql.Driver";Stringurl="jdbc:postgresql://localhost:5432/biblioteca";Stringuser="postgres";Stringpassword="postgres";Class.forName(driver);Connectioncon=DriverManager.getConnection(url,user,password);returncon;}publicvoidgeraRelatorio()throwsJRException,Exception{Connectioncon=getConnection();Statementstm=con.createStatement();Stringquery="select * from area";ResultSetrs=stm.executeQuery(query);JRResultSetDataSourcejrRS=newJRResultSetDataSource(rs);Mapparameters=newHashMap();try{JasperFillManager.fillReportToFile("relatorio.jasper",parameters,jrRS);}catch(Exceptione){System.out.println("não deu aqui: "+e.getMessage());}try{JasperExportManager.exportReportToPdfFile("relatorio.jrprint");}catch(Exceptione){System.out.println("erro 2 "+e.getMessage());}JasperViewer.viewReport("relatorio.pdf",false);}publicstaticvoidmain(String[]args)throwsJRException,Exception{newRelatorioGUJ().geraRelatorio();}}
para novato25: não, não tem nome, estranho. minha tabela área só tem código e descrição, e na hora que eu fiz o relatório relo IReport não coloquei nenhum nome, vai entender?
para mauricioadl: puts, esqueci do .jrprint , fiquei mais concentrado no .jasper que nem notei o .jrprint, mais uma duvida
no tutorial do GUJ ele fala que o mais importante é o .jasper, mas enfim vou tentar de novo
novato25
Bom, pelo erro, parece acontecer o seguinte:
primeiro, dá erro porque ele não reconheceu a coluna nome (Unknown column name : nome ) e por isso não conseguiu gerar o arquivo relatorio.jrprint dando o segundo erro (java.io.FileNotFoundException: relatorio.jrprint)