Ajuda com Sistema DeskTop.. Ajuda simples

4 respostas
bsmachado

Olá Gujers.
Estou para criar um sistema Desktop usando o Netbeans 5.5, minhas duvidas são as seguintes, pretendo usar dois forms, um que apareça de cara, o cadastro e o outro seria em um menu para chamar outro Form com uma tabela, onde pesquisarei tipo clientes, produtos, por exemplo. Como faço isso?
O outro é pra deixar o formulário principal com um tamanho fixo no meio, sem que o usuário consiga aumentar seu tamanho com o mouse?
Valeu a ajuda…

4 Respostas

lordtiago

Vamos lá,
só para entender.
Você disse que um form é para o formulário em si e um outro que teria um menu para chamar uma tabela de consulta. Este seria evocado por um botão é isso?
Ou você quer montar uma barra de menus?
Se não for nenhuma das duas, você não está querendo inserir dois containers (e não forms) em um JFrame (janela)?
Para deixar o form com tamanho fixo, você pode passar a seguinte linha para o construtor:

setResizable(false);

Esclareça só estas dúvidas minhas, para a gente conversar mais…
Obrigado

bsmachado

Ola LordTiago…

Bem, era isso, um JFrame pra fazer consultas, usando uma Tabela, quando eu escrever algo pra busca, tipo Cliente, ele retornará os nomes dos clientes que estão cadastrados no sistema. Vou chamar esse JForm usando um menu…, essa é a minha dúvida agora.
Valeu a atenção.

bsmachado

Pra ficar mais claro, meu problema é o seguinte. :?:
To usando o Netbeans, tenho um Form Inicial do sistema, quero chamar um outro Jform, atráves de um JmenuItem.
Valeu a atenção.

lordtiago

Bem simples olha:

Dá pra fazer
1 - Na guia projetos que fica a esquerda da sua tela no Netbeans, você vai procurar a classe com o form atual. Vai clicar no sinal de mais que tem antes do nome dela.
2 - Vai ter a opção de mexer no formulário delta. Aí você clica no sinal de mais também para expandir as outras opções
3 - Expande as opções do JFrame e do JMenuBar
4 - Expande as opções do JMenu onde está seu JMenuItem (tudo naquele sinal de mais que te falei "+")
5 - No JMenuItem que você quer, clica com o botão direito>> Eventos>>Action>>ActionPerformed

6 - A partir de agora, você criou um evento que ouvirá seu JMenuItem. Toda a vez que alguem clicar sobre ele, uma ação será executada.
A Área de Trabalho do NetBeans, neste momento mudou para o modo que exibe o código fonte. As linhas estão mais ou menos assim:

private void comunicacaoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                            
// TODO adicione seu código de manipulação aqui:

}

Você já está com a faca e o queijo na mão. Basta agora, colocar um if, que executará a ação programada quando o evento for convocado.

O meu menu item é chamado de comunicacao. Então farei o item sobre ele. E como job a ser realizado pelo "if", instanciarei a classe que quero que abra, quando o menu for clicado. No seu caso é a classe do outro formulário. Você só instanciará ela!!!

private void comunicacaoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                            
// TODO adicione seu código de manipulação aqui:
 if (evt.getSource()==comunicacao/* aki você põe o nome do JMenuItem que sofrerá o evento*/){iComunicacao com = new iComunicacao();/*Aqui você instancia a classe com o form que você quer que apareça*/}       
    }
Só isto irmão. Pra mais dúvidas, consulte os tutoriais sobre NetBeans, Swing e outros que tem aki, ou na internet. E desnecessário dizer que você tem que entender de programação, pra compreender melhor o que são eventos, ouvidores, classes instanciadas em java e tudo mais. Se tem este conhecimento, então você conseguirá sem problemas. Se falta algo mais, dá uma lidinha nos materiais disponíveis na net, ou retorne aki q no que puder eu ajudo. Estou escrevendo algo sobre NetBeans e Java para iniciantes e desenvolvedores =] Até mais, espero ter ajudado.
Criado 11 de abril de 2008
Ultima resposta 12 de abr. de 2008
Respostas 4
Participantes 2