Ajuda com sistema

4 respostas
R

Antes de tudo, sou novo aki espero poder contribuir, nao somente perguntar e perguntar :roll:
mas pra variar eu tenho ja uma pregunta

Estou com uma duvida, por exemplo, eu tenho as classes Itens , Nota, e Itens_Nota ( com todos os itens que eu vou colocar na minha nota), e tenho as tabelas do meu banco de dados com esses nomes, minha pergunta é como implementar essas classes ( fazer os itens_nota como vectors ??,etc… ) e como fazer para eu colocar diversos itens no Itens_Nota e depois mandar ele gravar no banco de dados ?? Isso é mais ou menos como um sistema de Locadora ou Venda de alguma coisa. Nas aulas de BD e engenharia nós fazíamos os diagramas, mas na pratica não consigo pensar num jeito. Se alguém tiver algum código que possa me mostrar ou me der alguma luz ficarei muito grato!

4 Respostas

M

bem-vindo ao Portal Java rafa… think OO!!! :grin: … diga a relação entre essas tabelas q te direi como implementar essas classes :slight_smile:

R

matheus muito obrigado pela ajuda, vou tentar explicar mais ou menos como seria. Eu teria:
nota fiscal: na hora da compra produtos
Itens: que guardam todos os itens da “loja”
e itens_nota: que seria a tabela que guarda todos os itens da minha nota fiscal.
As tabela no BD seriam ± assim…

NOTA ITEM ITENS_NOTA num_nota (PK) cod_item(PK) num_nota(PK) data nome cod_item(PK) descricao
Claro que nao estou colocando na nota as tabelas cliente, funcionario etc, só gostaria de ter um exemplo de como fazer.
o problema é que eu nao sei como fazer as classes, por exemplo fazer a classe itens_nota guardar os itens que eu selecionar e depois mandar gravar no BD.

Agradeco muito sua ajuda.

R

:?: :?: :?: :?:
:???:

D

Hum…vamos ver…

O adequado seria vc ter mais uma entidade, a entidade Pedido…nessa entidade pedido…vc terá um arraylist de Itens…e no seu banco, se vc tb quiser armazenar o pedido, pode fazer o seguinte…a mesma coisa que vc vai fazer com a nota…

+--------------|----------------+
|ID_pedido     |ID_item         |
+--------------+----------------+
|    1         |     123        |
|    1         |     324        |
+-------------------------------+

então, quando o pedido for confirmado, a venda for fechada…aí vc cria a nota…
faça da seguinte forma (tanto para pedido, quanto para nf):
+primeiro vc insere a nf no banco…(insert…)
+nesse método insert, seria interessante que ele retornasse um VO da nota, com o id recem gerado.
+com o id da nota e o arraylist de itens, vc varre o arraylist e a cada linha…vc chama o método insert da sua classe DAO e passa para ele o VO do item e o VO que vc recuperou da nota.
+É isso…

fica tranquilo, é normal…algumas vezes a gente pergunta, algumas vezes a gente responde.

[]'s

Criado 22 de fevereiro de 2005
Ultima resposta 24 de fev. de 2005
Respostas 4
Participantes 3