Ajuda com tabelas[JSF]

Gente, tudo bom?
OBS: Quando digo tabela no texto, nao estou me referindo a tabela do BD, e sim a tabela da aplicaçao

O que eu preciso fazer é uma tabela, e cada vez que o usuario clicar em um botao que vai estar fora da tabela, uma nova linha devera surgir nesta tabela. Poram estou com 2 problemas:

Esta tabela nao esta diretamente linkada a um banco de dados, entao tive que usar o defaulttabledataprovider. Eu sei que o metodo appendrow e remove row não funcionam nele… mas eu preciso desses metodos. Alguem sabe alguma alterntiva para isto?

A outra acho que é mais facil de ser resolvida. Quando trabalho com BD e a tabela, os valors de cada campo da tabela ficam bindados com o seu respectivo campo no banco de dados. Mas como não estou usando BD, nao tenho a minima ideia de onde bindalos, lembrando que estes valores serão diferentes para cada campo e para cada linha da tabela, segue um ex:

LINHA1 LINHA2
V1 V2
V3 V4

Como devo bindar estes campos?
Agora eu quero acesar o valor de V4, como devo fazer(V4 é um textfield por exemplo)??

Bom gente, agradeço desde ja se alguem puder me ajudar ou me dar alguma outra soluçao para o meu problema, desde que seja usando apenas o JSF como framework…

Ninguem pode me ajudar?