Ajuda com TCC

Bom dia! Estou criando este tópico porquê os que achei relacionado a TCC estão fechados. Estou cursando Engenharia de Software e no momento estou no penúltimo período.
Meu objetivo é desenvolver uma aplicação web, porém não consigo pensar em um tema que seja razoável. Pensei em fazer um sistema de agendamento online, mas me faltou requisitos e regra de negócio em mente para tornar esta ideia viável. Estou aceitando sugestões tanto com esta ideia, quanto com ideias novas.
Obrigado desde já.

O correto seria você procurar algum professor e perguntar os temas viáveis no momento. Sistema web de agendamento é algo interessante, e como você vai desenvolver, você cria os requisitos e as regras de negócio. É algo puramente teórico, logo, você pode criar uma situação imaginária.

Se precisar de uma ideia, imagine um sistema que gerencie as salas de treinamento de uma empresa ou de uma escola.

Mas ainda digo que você deve procurar seus professores. Esse é um sistema simples, mas se você tá procurando desafios, parta para temas mais recentes como IOT, IA e etc.

[]'s

1 curtida

E procurar uma empresa onde esse sistema fosse importante e pudesse resolver algum gap no processo deles não passou pela tua cabeça? Assim você teria todos os requisitos e regras negociais para fazê-lo.
E, como o @FearX comentou, veja com os professores, preferencialmente, o teu orientador.

1 curtida

Sim, eu tenho em mente um salão de beleza. Mas como minha ideia está muito rasa ainda, dificulta a conversa com o stakeholder. Preciso dar uma lapidada na proposta para poder oferecer e saber até onde posso chegar com desenvolvimento do projeto.
Como por exemplo: a validação do cliente, qualquer um poderá fazer o cadastro e reservar um horário? Quando um cliente novo se cadastrar quais os procedimentos, etc…
Tudo isso precisa ser pensado, pois quando eu chegar para conversar com o stakeholder ele, com certeza, ficará mais perdido que eu, como na maioria dos cenários.

Já começa errado. A ideia não tem que partir de você. Tem que ser da empresa para você.
Chegar na dona do salão (por que raios nosso preconceito determina que um salão de beleza possui uma dona e não um dono e outros comércios possuem donos ao invés de donas?) e conversar, dizendo que gostaria de fazer um sistema para automatizar o processo de agendamento da empresa dela.
A partir daí, você precisa entender como a coisa funciona hoje:

“As minhas clientes, como a Creide, a Zefa, a Zulmira, a Cândida, a Parecida, elas tudo liga aqui. Aí eu atendo ou a Francylleydhy. Aí elas fala o que quer fazer e quando. Aí eu anoto aqui no caderninho aqui. Daí, no dia agendado, elas vem. Se elas atrasa 5 minuto, boto outra na frente por que não sou obrigada”. (Relato real de dona de salão de beleza sobre processo de agendamento em seu estabelecimento).

Entendeu?
A partir daí é que você vai sugerir funcionalidades novas: automatizar o agendamento para permitir que seja feito online, para permitir consulta de agenda, para agendar o mesmo horário o mês todo, o mesmo dia e hora o ano todo, etc.

1 curtida

Entendi, realmente estou querendo pensar em tudo.
Gostei da parte em que você cita o preconceito hahaha realmente isso acontece, e muito! Aliás, o salão que eu pretendo implantar este sistema é de um homem!
Com certeza preciso primeiro entender o cenário do ambiente e depois pensar em organizar as ideias.
Mas muito obrigado pelas dicas.

Bom dia @Vitor_Padiar_Carneva

Você pode fazer algo como o iFood, pois ele é o intermediador entre o cliente e vários restaurantes, ao invés de um só.

A idéia que eu penso seria basicamente assim:

O site do salão teria um link que leva até o agendamento online

Ex:
agendamentoonline.com.br/id=12345

Com o link acima, você sabequal salão o cliente quer ir e ai você faz uma página de login com o logo do salão. Algo bem generico mesmo.

Ai você tem que decidir uma coisa, o cadastro seria único ou um para cada salão

Sobre a comunicação do salão com o agendamento online:

  • Vocês comunicariam via REST, o seu sistema de agendamento online com o sistema deles la.
1 curtida

Eu caí muito nessas armadilhas que a gente mesmo cria. Por exemplo, querer desenvolver o sistema sem ir até um lugar onde esse sistema fosse rodar. É loucura você fazer isso. A gente pode até ter uma ideia de como funciona, mas, não sabemos o todo.

A única exceção a esta situação seria se você tivesse trabalhado por anos em um nicho de mercado (turismo, por exemplo) e soubesse todos os detalhes, macetes e afins daquele negócio. Aí sim, poderia programar sozinho, sem nem modelar, pois tudo que precisa saber estaria na tua mente.

1 curtida

A ideia é bem interessante, seria um pouco mais complexo do que somente de um salão.
Mas ai seria mais como uma agendamento online mesmo, podendo oferecer para vários tipos de mercado, não só para um mercado específico?

O seu agendamento online pode ter o foco de salão.

Uma vez eu fiz um agendamento online também, só que era apenas para clínicas médicas.

As clínicas médicas já tinha um sistema desktop (que era da empresa a qual eu trabalhava), ai os dois sistemas conversam via SOAP (mas era melhor ter aplicado um REST).

Da para fazer para qualquer área, você só tem que identificar que tipo de agendamento seria e então trazer o layout dessa área. Você vai receber o id da empresa pelo parametro, então você ja sabe de que área vai ser e então você mostra as páginas dessa área

Como o meu era só de consultas médicas, as telas eram iguais, independente de que clínica que o paciente ia (salvo uma clínica que tinha atendimento diferenciado para deficientes físicos)

É mais complicado de se fazer, mas da. O crucial mesmo é saber como vai ser a comunicação do agendamento online com o salão. Eles tem um sistema lá?

1 curtida

Entendi.
Bom o que eu tinha em mente era nem mexer com sistema desktop, somente web…
Acha que isso teria algum problema?

É melhor web mesmo, 1000x melhor.
Como eu disse antes, você tem que pensar em como vai ser a comunicação do seu sistema com o deles (eles devem ter um quando o cliente liga ou vai la né?)

nada, só agendinha mesmo… ja iria integrar um sistema de gerenciamento de clientes

Nunca coloque no diminutivo, dá a impressão que você não terá trabalho algum e, pior, terá pouco valor agregado.
Cara, a ideia do @Mike é muito boa, se você desenvolvê-la, será um ótimo tema para o TCC, pois envolve mais que um “sisteminha”, envolve conceitos bem bacanas e você pode incluir coisas mais legais ainda: geo referenciamento, por exemplo.

1 curtida

Eu quis dizer agendinha no sentido de agenda mesmo, caderninho, o que eles usam la no momento. Não quis diminuir

Bom… Ai é mais uma coisa a se pensar, se você vai fazer um agendamento online para vários salões, você tem que considerar o seguinte:

  • Tem um sistema com as chamadas REST feita só aguardando o agendamento online
  • Tem um sistema, mas as não tem o REST feito
  • Não tem sistema (Você pode criar um próprio ou pode deixar tudo no agendamento online, mas ai entra a questão do banco também)

Integração com Maps para poder definir rota, fazer um orçamento de tempo até chegar lá, até dar a opção de agendar um Uber para a hora. Foda. Gostei da ideia.

1 curtida

Tem N coisas para fazer com essa ideia. Só precisa ter criatividade.

Criaria algo na área de Big data ou engenharia de dados.
Uma muito boa a ser explorada.

Depende o que ele viu no curso, não vale a pena, não para o TCC.
TCC é o momento em que você vai pegar tudo o que, teoricamente, aprendeu na faculdade e aplicar. É bacana pensar em um projeto “de vida”, algo como (em outro ramo, é verdade) a Bematech, por exemplo ou mesmo o Google (que não era um projeto relacionado à área de TI/SI especificamente), mas, mais importante é passar na avaliação da banca e, certamente, poder pegar o canudo.

1 curtida