Ajuda com Tema para Monografia

Boa noite pessoal.

Estou cursando Sistemas de Informação na Universidade Padre Anchieta em Jundiaí/SP - 7o Semestre. Preciso definir o tema para minha monografia (a ser entregue no final do ano de 2011).

Hoje sou programador .NET, mas tenho muita vontade de aprender Java e acredito que seja essa uma boa oportunidade de aprendizado.

Tenho interesse por tecnologias web e mobile, OO e Design Patterns e SOA. Pesquisei bastante o forum e a web e decidi fazer algo usando SOA, mas não consegui definir exatamente “O Que Fazer?”. Talvés esteja faltando um pouco de criatividade para ter uma ideia legal de integração usando SOA. É aqui que peço a ajuda de vocês…Se existir algum tópico legal aqui no fórum, por favor me recomendem! Ou se não for sobre SOA, mas estiver dentro dos meus interesses, podem opinar também!

Obrigado!

Ps: Se estiver na seção errada, por favor mover…achei essa a mais adequada

você não possui conhecimento algum em programação Java?
Por experiência própria evite temas complexos e onde você tem pouco conhecimento pois, pode(e provavelmente) assim, causar atrasos sem previsão no seu trabalho de conclusão de curso.

[quote=Two_]você não possui conhecimento algum em programação Java?
Por experiência própria evite temas complexos e onde você tem pouco conhecimento pois, pode(e provavelmente) assim, causar atrasos sem previsão no seu trabalho de conclusão de curso.[/quote]

Então…rsrs…Conheço o básico de java que vi na faculdade mesmo. Mas tenho experiências em criação de Webservices para integração de aplicações em outras linguagens (mas sei que SOA não é somente criar Webservices).

o andreypp, blza cara…

Vou seguir a mesma linha de raciocinio do Two_, é isso que sempre aconselho para meus amigos que estão fazendo monografia.

Se você quer fazer a monografia para poder colocar em prática o que você aprendeu em alguma linguagem e não possui muito dominio, converse com seu orientado e já explique para ele que seu foco vai ser no aprendizado da linguagem, claro que o sistema não pode ser muito cru senão a banca fala pra caramba…

Se você vai fazer em java mesmo, escolha um tema que você tenha total dominio das regras de negócio, ou seja, sua preocupação vai ser somente com implementação, não vai perder tempo tentando enteder regras (e essas mudam no decorrer).

Na minha monografia eu escolhi um tema que achava que tinha dominio, depois que descobri que não tinha total dominio, fiquei agarrado nas regras de negócio, isso atrasou demais meu trabalho.

Bacana sua vontade de fazer em java, vale a pena experimentar coisas novas, e se precisar de alguma coisa, aqui no fórum a galera é nota 10 para ajudar.

Boa sorte.

se vc tem o básico de java e tem todo o tempo livre, corra, mas como acima, não faça nada completo, a curva de aprendizagem em java é grande, se não continue em .net.

[quote=charlesbraw]o andreypp, blza cara…

Vou seguir a mesma linha de raciocinio do Two_, é isso que sempre aconselho para meus amigos que estão fazendo monografia.

Se você quer fazer a monografia para poder colocar em prática o que você aprendeu em alguma linguagem e não possui muito dominio, converse com seu orientado e já explique para ele que seu foco vai ser no aprendizado da linguagem, claro que o sistema não pode ser muito cru senão a banca fala pra caramba…

Se você vai fazer em java mesmo, escolha um tema que você tenha total dominio das regras de negócio, ou seja, sua preocupação vai ser somente com implementação, não vai perder tempo tentando enteder regras (e essas mudam no decorrer).

Na minha monografia eu escolhi um tema que achava que tinha dominio, depois que descobri que não tinha total dominio, fiquei agarrado nas regras de negócio, isso atrasou demais meu trabalho.

Bacana sua vontade de fazer em java, vale a pena experimentar coisas novas, e se precisar de alguma coisa, aqui no fórum a galera é nota 10 para ajudar.

Boa sorte.

[/quote]

charlesbraw, obrigado pela sua resposta.

Seguindo seu conselho, na empresa onde trabalho hoje utilizamos uma ferramenta de ECM (Enterprise Content Management) que não é muito bem integrada com outras aplicações.

Estava pensando em propor um sistema como esse, totalmente baseado em SOA…assim tenho um bom conhecimento das regras de negócio, interfaces necessárias, etc e já sei alguns problemas que vou enfrentar. Então posso me concentrar nas tecnologias java com mais concentração.

Valeu