Olá pessoal. Eu estou terminando meu curso e preciso concluir meu tcc. Já deveria ter feito ele!!! Como preciso entrega-lo no final em junho de 2011. Tive uma ideia de fazer um estudo de caso comparando a performance entre o Hibernate e o Ibatis na hora fazer um select, insert , update, delete e etc. Eu já conversei com amigo meu que trabalha com Ibatis, e ele me disse que a principal vantagem é que ele é mais rápido na hora de recuperar(select) os registros. Sendo assim o Ibatis possibilitaria realizar uma quantidade bem maior de transações por segundo. O foco do meu trabalho seria esse, provar essa vantagem do Ibatis e também fazer um comparativo de outras características dos dois. Mesmo que eu provasse que o Hibernate é superior, acho que estária valendo. Gostaria de saber se esse comparativo é possível, se daria um bom trabalho e como faria isso? Utilizaria o perf4j por exemplo para medir o desempenho? Me ajudem por favor meu tempo está acabando 
Ajuda com um Estudo de caso - Comparativo de performance entre Hibernate e Ibatis
3 Respostas
Como já passei por isso, vou comentar.
Em primeiro lugar você precisa saber qual a vantagem em fazer essa comparação, pq é isso que você vai ter que defender para a banca. Por que é importante saber qual é o mais rápido e se a diferença realmente vai trazer um ganho significativo.
E como você mesmo falou, vai ter que fazer vários testes de comparação, tanto na mesma máquina quanto em máquinas diferentes.
Outra coisa que você pode avaliar é qual se torna mais ágil para o desenvolvimento, qual deles seria mais fácil colocar em um projeto, como a questão da manutenção de cada um.
Agora o principal é saber se o seu orientador concorda com a idéia. E outra coisa, vc vai precisar de referencias bibliográficas, então pesquise antes se encontra material suficiente sobre os frameworks.
E lembre-se:
Qual a motivação em fazer essa comparação?
Qual a vantagem e desvantagem de cada um?
Qual a importância desse estudo?
Qual o resultado em comparação com outros estudos encontrados como referencia?
Qual o resultado encontrado?
Qual a conclusão que você tirou desse estudo?
Essas são perguntas que com certeza irão fazer para você na defesa do TCC.
Um estudo semelhante, porém comparando Hibernate e TopLink está disponível (em sua forma resumida) em:
Obrigado por responderem. Romarcio pelo que li nesse artigo http://www.devx.com/Java/Article/33768/0/page/4 onde faz uma comparação entre os Frameworks mostra uma boa vantagem do Ibatis em relação ao Hibernate na hora de recuperar registros . Este artigo foi escrito em Fevereiro de 2007, fazer outros teste com as versões mais novas dos dois, por não ter nenhum comparativo desse em português e o uma vantagem do Ibatis ajudando a aumentar significativamente o número de transações por segundo são boas justificativas para o meu tcc.
Sylvio Barbon eu gostei de sua dica por que estava só procurando texto que tivessem comparativo com o Hibernate e iBatis. Outros comparativos são bons para servir de referencia. Se fosse possível, com a autorização de seu aluno, eu gostaria que você me enviasse esse tcc para que eu possa usa-lo como referencia.