Olá amigos,
Sou iniciante em Java e estou diante de uma tarefa: preciso implementar um programa que receba como parametro um texto, uma palavra a ser achada no texto e um número n. O programa deve me retornar a palavra dada com o seu ‘contexto’,isto é, as n palavras à esquerda e as n palavras à direita da palavra procurada. Eu estou pressupondo que cada linha do texto é uma frase. O contexto encontrado deve se restringir à linha onde a dada palavra se encontra,isto é,se a palavra procurada é, por exemplo, numa determinada linha do texto a última palavra,só precisamos informar o contexto à esquerda.
Exemplo:
Texto:
“Leonardo di ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de Abril (Calendário Juliano) ou 25 de Abril (Calendário Gregoriano) de 1452 ? Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, escultor, arquitecto, físico, engenheiro, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, embora não tivesse nenhuma formação na maioria dessas áreas, como na engenharia e na arquitetura. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo “di ser Piero” uma relação ao seu pai, “Messer Piero” (algo como Sr. Pedro), e “da Vinci”, uma relação ao lugar de origem de sua família, significando “vindo de Vinci” .(…)É considerado por muitos como o arquétipo do Homem do Renascimento.”
Linha de comando:
java Programa Renascimento 2
resultado[desejado]:
músico do RENASCIMENTO italiano
Homem do RENASCIMENTO
As minhas principais dúvidas sao em relacao à como devo estruturar o texto para que ele possa ser trabalhado e quanto à forma de Collection que devo usar(LinkedList,ArrayList,etc.).Também estou tendo dificuldades para analisar as palavras somente até o limite da frase,isto é,sem receber uma ArrayOutOfBoundException.
Ficaria enormemente agradecido se alguém pudesse me dar alguma orientacao. Agradeco desde já!
[]'s
Julio.