Oi eu sou iniciante em java e to com um trabalho pra entregar aqui e queria fazer uma coisa bacana como se fosse uma janelinha grafica dizendo “Entre com o valor” e em baixo tivesse o campo para pessoa digitar um número e esse número fosse lido por um scanner, não sei se é possivel… alguem pode me ajudar com o código?
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTeste{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Stringnum=JOptionPane.showInputDialog("Digite um número");try{intnumero=Integer.parseInt(num);System.out.println("Você digitou: "+numero);}catch(NumberFormatExceptione){System.out.println("Você digitou um número inválido");}}}
L
Lanz
Exatamente isso que eu estava procurando…
Só uma perguntinha, tem como tirar aquele “Input” da barra de titulo e colocar outro texto ou não colocar nada?
Valeu mesmo ivo…
[]'s
Edit: por que ele não ta aceitando assim? ele disse que não pode resolver o “n” que ta no for
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTeste{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Stringnum=JOptionPane.showInputDialog("Digite um número");try{intnumero=Integer.parseInt(num);System.out.println("Você digitou: "+numero);}catch(NumberFormatExceptione){System.out.println("Você digitou um número inválido");}for(inti=0;i<n;i++){System.out.println("Exemplo: "+i);}}}
Uma pergunta… posso colocar um break aqui quando o numero digitado não for um numero real? para não continuar a executar o resto do programa!!
ivo_costa
O problema é que vc colocou o laço for fora do try e com a variável n quando na verdade deveria ser numero.
A variavel número foi criada dentro do try, logo deve ser lida dentro do try.
Vai um exemplo tbm de como mudar o título:
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassTeste{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Stringnum=JOptionPane.showInputDialog(null,"Digite um número","Título",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);try{intnumero=Integer.parseInt(num);System.out.println("Você digitou: "+numero);for(inti=0;i<numero;i++){System.out.println("Exemplo: "+i);}}catch(NumberFormatExceptione){System.out.println("Você digitou um número inválido");}}}
Boa sorte nos teus estudos.>
L
Lanz
Obrigado mais uma vez ivo, agora ficou legal…
Edit: ivo sem querer ser chato, mais já sendo, tem como quando clicar em cancelar no showInputDialog ele não entrar no catch e apenas fechar a janela como se fosse um botão de cancelar mesmo…