Ajuda com uma lógica para uma iniciante

10 respostas
B

Gente, estou em um dilema!
Tenho 2 jtextfield, gostaria de fazer um if mas nao to conseguindo achar funcoes para se o jtextfield TIVER algo escrito nele ele me retornar algo,
preciso disso pq tenho 2 campos e um botao de pesquisa ai na logica queria fazer assim se o jtextfield tiver algo escrito a pesquisa sera por ele, se o otro tiver conteudo a pesquisa sera pelo outro! alguem pode me ajudar nessa logica sou iniciante;~ obrigadinhu!

10 Respostas

luciano.eti

por acaso…if ( textField.getText() == "" )não resolve?!?

R

Nesta situação pode se pode utilizar a comparação direta pois o jTextField1.getText() retorna uma String.
Acredito que neste caso a melhor solução seria:

if(jTextField1.getText().compareTo("")==0){
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"jTextField1 VAZIO");
        }

o CompareTo retorna um número inteiro. se for 0 é Verdadeira, se for 1 a comparação é Falsa
O CompareTo é uma função para fazer comparações de Variaveis do tipo String. Não pode ser utilizar para comparar valores nativos do java como int, double, float, etc…
Espero ter Ajudado
Qualquer dúvida só perguntar

A

Para comparar se uma String é vazia tem um método próprio

jTextField.getText().trim().isEmpty();

retorna um boolean, sendo verdadeiro caso esteja vazio e falso se tiver algo escrito.

O método trim() tira os espaços antes e depois da palavra para comparar.

D

A lógica do andre é a mesma que eu uso, pra facilitar pra você só vou organizar como ficaria o if.

if(jTextField2.getText().trim().isEmpty()==false){
     pesquisar(jTextField2);
}else if(jTextField1.getText().trim().isEmpty()==false){
     pesquisar(jTextField1);
}

espero ter ajudado :thumbup:

A

Assim fica ainda mais claro : :D

//if(jTextField2.getText().trim().isEmpty()==false){
if(!jTextField2.getText().trim().isEmpty()){//o sinal de exclamação significa negação
//como o retorno do método isEmpty é um boolean, não é necessária a comparação ==false