Ajuda com validate

Galera como posso resolver meu problema…

Preciso validar meu formulário mais cada submit do meu form tem uma ação diferente na minha action, portanto preciso fazer validações diferentes para cada situação que terei que passar.

Ex.:
para meu botao salvar preciso que ao clicar nele ele valide se o meu campo Id, nome e senha estão preenchidos

para meu botao excluir somente o Id esteja preenchido

para o meu botao buscar somente o Id esteja preenchido

Como posso fazer isso?

Olá

Muito original o título do seu tópico. Já imaginou se todo mundo fosse criativo assim?

Sugiro fortemente que edite seu post e coloque um título que tenha a ver com sua dúvida.

Obrigado

[]s
Luca

concordo com o amigo acima

Chame uma função javascript a cada submit…

Descupa ai galera, coloquei em outros topicos e ninguem me respondeu, ai parti para o básico, heheh

sem usar o javascript não tem como validar da meneira que estou precisando?

sem javascript vai ser dificil

Você chama um método para cada submit?

e como posso fazer com javascript ja que nao o utilizo na minha aplicação, dei uma olhada na apostila CELEPAR muito boa mais não entendi como fazer o metodo validaForm()
Alguém pode me ajudar?

chamar os metodos para cada submit, blz mais como chamar tem como validar algo no minha action ou somente no actionForm?

chamar os metodos para cada submit, blz mais como chamar tem como validar algo no minha action ou somente no actionForm?

Cara, tá difícil de entender… faz a validação em cada método e retorna erro se for o caso.

Para fazer isso que vc está querendo a melhor coisa eh javascript.

No onClick do botão chama uma função que verifica isso que vc quer e caso seja negativo, retorna uma alert e não dá o submit da página.

Acho melhor do que vc validar essas coisas no service e depois retornar para página uma mensagem de erro. Javascript é bem + rápido pois não requer a submissão do form.

Galera olha só eu estou usando no meu actionForm um metodo validate, blz

na minha action uso o LookupDispatchAction com varios metodos, blz

no meu JSP tenho um form com três submits o salvar, excluir e o buscar

Agora analise o seguinte, quando digito o Id e clico em excluir ele valida pedindo para preencher o nome e senha, o mesmo acontece com o buscar
sendo que isso seria valido somente para o salvar

Isso que estou perguntando, como posso fazer para que eu escolha o que quero validar e em qual o momento, na apostila da CELEPAR explica, mas no final diz que tem que ter um metodo validaForm(), mais não consegui fazer isso funcionar

Enterão agora o que estou precisando