Preciso validar meu formulário mais cada submit do meu form tem uma ação diferente na minha action, portanto preciso fazer validações diferentes para cada situação que terei que passar.
Ex.:
para meu botao salvar preciso que ao clicar nele ele valide se o meu campo Id, nome e senha estão preenchidos
para meu botao excluir somente o Id esteja preenchido
para o meu botao buscar somente o Id esteja preenchido
e como posso fazer com javascript ja que nao o utilizo na minha aplicação, dei uma olhada na apostila CELEPAR muito boa mais não entendi como fazer o metodo validaForm()
Alguém pode me ajudar?
Para fazer isso que vc está querendo a melhor coisa eh javascript.
No onClick do botão chama uma função que verifica isso que vc quer e caso seja negativo, retorna uma alert e não dá o submit da página.
Acho melhor do que vc validar essas coisas no service e depois retornar para página uma mensagem de erro. Javascript é bem + rápido pois não requer a submissão do form.
Galera olha só eu estou usando no meu actionForm um metodo validate, blz
na minha action uso o LookupDispatchAction com varios metodos, blz
no meu JSP tenho um form com três submits o salvar, excluir e o buscar
Agora analise o seguinte, quando digito o Id e clico em excluir ele valida pedindo para preencher o nome e senha, o mesmo acontece com o buscar
sendo que isso seria valido somente para o salvar
Isso que estou perguntando, como posso fazer para que eu escolha o que quero validar e em qual o momento, na apostila da CELEPAR explica, mas no final diz que tem que ter um metodo validaForm(), mais não consegui fazer isso funcionar