tenho duas duvidas
1ª se durante a criação quisesse passar uma string como nome da variavel a ser criada , tem como???
ex :
javax.swing.JFrame “teste” = new javax.swing.JFrame();
2ª - eu criei um JFrame em uma classe e gostaria de dar acesso a outra classe alteração de valores dos componentes do JFrame como JLabel e tal ;
como faço isso??
obrigado 
A resposta da primeira pergunta é não! String é uma classe e “teste” é um objeto da classe String!
Na segunda pergunta existem duas maneira de fazer. A primeira não é usada por programados experientes, mas é muito usada quando está se aprendendo. Transforme todas as variáveis em publicas e qualquer classe vai ter acesso direto as variáreis atravez de uma instância. A segunda que é a mais usada é fazer o encapsulamento do seu código.
Encapsular é tornar suas variáveis privadas e liberar o acesso a elas através de método publicos 
sobre sua 2ª dúvida, se eu entendi bem vc quer ter acesso aos componentes da classe A na classe B? seria isso??
se for, eh soh vc declarar os componentes como public e fazer referência na sua outra classe…
algo como:
[b]Classe A[/b]
public class ClasseA ...
{
//declara um JLabel como public para ter acesso em outra classe
public JLabel label;
....
[b]Classe B[/b]
//importa os dados da ClasseA
import ClassA.*;
public class ClasseB...
{
//cria objeto do tipo ClasseA para ter acessou aos seus componentes
private ClasseA dados;
public ClasseB()
{
dados = new ClasseA();
//acessa os componentes da ClasseA
dados.label.setText("Seu texto por outra classe");
....
cara seu entendi bem acho q isso pode te ajudar…
espero ter ajudado…
flws
valeu galera !! era isso mesmo q eu queria , mas nao tem como transformar uma string em objeto nao ?? ou coisa parecida , pois devo gerar N janelas identicas e ao mesmo tempo , entende , como poderia fazer isso senao dessa maneira???
cara…
tenta usar um array de janelas…
nunca fiz isso mas pode ser que dê certo
flws