Ajuda com variável

12 respostas
J

Eu estou começando agora a programar em java e não entendo muito, porém eu to fazendo uma calculadora para a escola para calcular a média dos alunos
o problema é o seguinte eu preciso de um código para fazer o seguinte: Na calculadora existem 5 campos que podem ou não ser preenchidos com as notas dos alunos
por exemplo ele teve 5 notas ele preenche todas, teve apenas 2 ele preenche 2, então a calculadora teria que dividir os numeros digitados pelo tanto de campos preenchidos
por exemplo: O aluno digitou 3 notas, ele soma as 3 notas e divide por 3. Com o meu conhecimento eu só consegui fazer ele somar as 5 notas e dividir por 5, porém eu preciso
que divida pelo numero de campos preenchidos. Alguém pode me ajudar? Caso ajude o código ficou

nota1 = Double.parseDouble(campo1.getText()); 
nota2 = Double.parseDouble(campo2.getText());
nota3 = Double.parseDouble(campo3.getText());
nota4 = Double.parseDouble(campo4.getText());
nota5 = Double.parseDouble(campo5.getText());
result = nota1 + nota2 + nota3 + nota4 + nota5;
resulto = result / x;

onde x é 5 porém eu preciso que x seja o numero de campos preenchidos diferentes de 0.

12 Respostas

V

simples resolver o seu problema, a solução se chama “Arrays” …

no Seu caso crie um array de Double assim

double[] arrayDeDouble;

um array é uma variável que consegue armazenar n valores, no seu caso “n” representa o numero de notas que o aluno vai digitar
assim antes do aluno digitar as notas ele precisa informar quantas notas ele vai digitar

Vale lembrar que um Array em java precisa ser inicializado e você precisa informar o tamanho que ele terá, é simples faça isso

double[] arrayDeDouble = new double[3];

viu o numero 3 no declaração ?
é ele que indica o tamanho do array no caso o tamanho dele é de 3 doubles, ou seja ele pode armazenar 3 doubles diferentes

e + ou - como se você tivesse inicializado 3 variáveis so que de forma dinâmica

V