Olá pessoa do GUJ, não sei se vim ao tópico certo mas…
Estou com problemas ao implementar um webservice e um cliente para consumir o serviço de modo transparente e claro.
Inicialmente tentei com o Netbeans + Apache Tomcat 6 + Axis2 1.5. Senti muita dificuldade em configurar o Axis2. Passei a utilizar o Eclipse Galileo. Achei o modo que o Eclipse trata os WebServices mais fácil e claro, porém ainda assim o Axis2 não funcionava direito (não conseguia acessar o manager do Axis2 e nem gerar o WSDL). Depois de muito tentar, voltei ao Netbeans e passei a usar o Glassfish v3 + Axis2 1.5. Agora consigo ver o WSDL e os métodos do serviço.
Como vi que com o Glassfish as coisas se tornaram mais fácil, pensei em voltar a usar o Eclipse para implementar o WebService e o Cliente, pois a maneira que o Eclipse trata os projetos me agradou mais. Vi por ai que ao usar o Glassfish, não é necessário utilizar o Axis2, pois o próprio Glassfish já implementa o WSDL e os protocolos para WebService.
O que eu queria mesmo de vocês, é uma luz, uma direção, pois tudo o que faço parece um tiro no escuro. Eu preciso que, tanto o serviço, quanto o cliente, tais como suas especificações (WSDL e mensagens SOAP), fiquem bem claros e definidos, pois vou utilizar isso para meu TCC.
Estou no caminho certo? Existe um modo mais fácil? Se possível, gostaria de alguma informação com o cliente sendo uma aplicação desktop, ao invés de uma aplicação Web rodando em cima de um browser.
Fico no aguardo, qualquer informação será útil para mim!