Ajuda com WebServices

0 respostas
R

Olá pessoa do GUJ, não sei se vim ao tópico certo mas…

Estou com problemas ao implementar um webservice e um cliente para consumir o serviço de modo transparente e claro.

Inicialmente tentei com o Netbeans + Apache Tomcat 6 + Axis2 1.5. Senti muita dificuldade em configurar o Axis2. Passei a utilizar o Eclipse Galileo. Achei o modo que o Eclipse trata os WebServices mais fácil e claro, porém ainda assim o Axis2 não funcionava direito (não conseguia acessar o manager do Axis2 e nem gerar o WSDL). Depois de muito tentar, voltei ao Netbeans e passei a usar o Glassfish v3 + Axis2 1.5. Agora consigo ver o WSDL e os métodos do serviço.

Como vi que com o Glassfish as coisas se tornaram mais fácil, pensei em voltar a usar o Eclipse para implementar o WebService e o Cliente, pois a maneira que o Eclipse trata os projetos me agradou mais. Vi por ai que ao usar o Glassfish, não é necessário utilizar o Axis2, pois o próprio Glassfish já implementa o WSDL e os protocolos para WebService.

O que eu queria mesmo de vocês, é uma luz, uma direção, pois tudo o que faço parece um tiro no escuro. Eu preciso que, tanto o serviço, quanto o cliente, tais como suas especificações (WSDL e mensagens SOAP), fiquem bem claros e definidos, pois vou utilizar isso para meu TCC.

Estou no caminho certo? Existe um modo mais fácil? Se possível, gostaria de alguma informação com o cliente sendo uma aplicação desktop, ao invés de uma aplicação Web rodando em cima de um browser.

Fico no aguardo, qualquer informação será útil para mim!

Criado 23 de junho de 2010
Respostas 0
Participantes 1