Ajuda com XML-RPC

2 respostas
G

Pessoal, alguém que já trabalhou com XML-RPC poderia me recomendar algum material á respeito ?

Não encontrei muita coisa além da página do Apache XML-RPC, porém queria mais exemplos para estudar.

Meu objetivo é desenvolver um servidor que rode em um servidor de aplicações e que será acessado por um cliente Swing, portanto quem tiver exemplos de códigos já desenvolvimento e puder me enviar ficarei muito grato.

Obrigado.

2 Respostas

Luca

Olá

Já usei o Apache XML-RPC e não me pareceu difícil de entender. É bem mais fácil do que SOAP. Um dos seus criadores, criou o XML-RPC.

Se você não está conseguindo se virar com os exemplos que existem por aí na web, talvez pelas diferenças entre as versões 2.x e3.x do Apache XML-RPC, sugiro que considere a mudança de arquitetura do seu projeto para não usar RPC.

RPC é uma idéia MUITO antiga que implica em que o cliente espere a resposta da execução de uma rotina remota. O XML-RPC é como se fosse o RMI usando HTTP e XML. Em outras palavras, tem o mesmo cheiro de mofo e a penas a vantagem de usar um meio de transporte mais adequado ao século 21.

Há casos em que realmente a gente precisa que as coisas sejam assim.

Mas há também muitos outros casos em que a gente pode fazer outras coisas enquanto o lado remoto processa nossa requisição. Aí um serviço de mensageria cai como uma luva e não é difícil de implementar.

É só um chute porque não tenho a mínima idéia do seu sistema.

[]s
Luca

G

Obrigado Luca !

Eu até estou afim de brincar um pouco com os exemplos que encontrei, mas não consigo visualizar a forma com que uma aplicação swing fará a chamada dos métodos remotos.

Se alguém puder enviar algum exemplo eu ficarei muito grato pois apartir dali consigo me virar sozinho.

Obrigado !

Criado 10 de agosto de 2007
Ultima resposta 11 de ago. de 2007
Respostas 2
Participantes 2