Ajuda Componente Customizado Netbeans

Pessoal seguinte, desenvolvi um componente meu, um painel com 4 botoes para eu fazer um navegador, ate ai perfeito, fui la no netbeans, adicionei ele a minha pallete, e sempre que eu queria utilizra arrastava ele para a minha tela e bele, porem o esquema misteriosamente parou de funcionar, nao arrasta mais, as telas que possuem ele nao abre mais, ele fala q nao consegue ler o bean, que no meu caso esta no meu pacote.NavegadorJPA ele esta la, o .jar desse componente(pois ele esta em um jar separado) esta na minha aplicacao, eu abro fecho, reabro, compilo, do clean, rezo, choro, xingo, do risada, conto historia, peco, peco de joelhos, e o desgramado nao abre mais, me retorna o seguinte erro:

[quote]"Error in loading component´[JDialog]-jxipMenu->navegadorJPA.
Cannot create instance os br.com.dnasolution.gui.NavegadorJPA.
The component cannot be loaded.

Error in loading layout:[JDialog]->jxipMenu->[layout]
Failed to initialize layout of this cointainer

Errors occurred in loading the from data. It is not recommended to use this form now in editable mode - data that…"
[/quote]

alguem sabe oi q pode seR??

valeu

Todo componente customizado do Netbeans deve ter um construtor sem parâmetros, e os devidos setters para que o NetBeans consiga setar as propriedades adequadamente.

entanglement

ja tem o construtor padrao

public NavegadorJPA() { initComponents(); }

e nada…

Outra coisa: componentes customizados não devem ser instalados na palete se eles forem específicos de um determinado projeto. Eles devem ser arrastados e colados a partir do próprio projeto, não a partir da palete. Pode ser, por exemplo, que você esteja com um componente de versão errada instalado na palete.

Dica: acho melhor você desinstalar esse componente (e todos os outros componentes customizados seus) da palete, se eles não forem “globais” (ou seja, se eles não forem associados com um projeto em particular). Já tive um problema sério com isso.

Entao cara, em ambos os casos eu referencio o projeto, e o engracado e que alguns projetos q utilizam esse mesmo componente, abrem normalmente e outros nao :smiley:

E outra… tu sabe se tem como eu descobrir aonde esta o jar desse meu comp? pq na maquina do meu amigo aqui abre, queria saber se ele esta com outro .jar ou nao entendeu

valeu

Normalmente eu usaria o “find” do seu sistema operacional. Por exemplo, no Windows eu iria clicar em “Iniciar -> Pesquisar”. É brutal mas é verdade!