Ajuda - Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Fala galera,

Tudo bem com vocês?

Bom, vou resumir minha atual situação:

Acabei de passar no vestibular da Anhembi Morumbi em São Paulo (capital) para o curso do título. Porém, a grade do mesmo não é muito nítida no portal da Universidade, como é mostrada neste link.

Por este motivo entrei em contato com um dos coordenadores, onde fiz perguntas relacionadas a ela, tais como:

• Quais linguagens serão utilizadas? Será ensinado POO? E para a web? UML? Dispositivos móveis?

Para a minha surpresa, ele disse sim para tudo, mas para tudo também, ele disse Java.

Não é exatamente o que eu quero aprender, na realidade estou focando na plataforma .NET. Inclusive estou fazendo cursos na Alura.

A instituição FIAP tem o mesmo curso, e lá eles deixam claro outras linguagens.

Meu problema é que não consigo fazer presencial, devido a minha rotina diária eu me encaixaria muito melhor no perfil EAD.

Minha dúvida é a seguinte: Vale a pena eu investir nesta graduação? Sem um diploma com nível superior consigo um bom emprego na área, ou seja, apenas com cursos e certificações?

Estou migrando de criação para desenvolvimento e desde já agradeço a atenção de todos.

Foco da graduação é saber como a coisa funciona por dentro e você ter maior capacidade em resolver problemas em qualquer tecnologia. Modas vem e vão, se concentre em conceitos e dê valor ao aprendizado de técnicas de programação, seja lá qual for a linguagem utilizada.

Se tem a possibilidade, não deixe de fazer graduação, seria um mínimo confortável, além de facilitar entrar no mercado através de estágio.

Obrigado pela resposta rápida javaflex!

Realmente faz total sentido seu ponto de vista.

Não sou totalmente “cru” em programação, em um passado não tão distante já tive contato com HTML, CSS e Javascript, front-end no geral. Possuo uma boa base de lógica e busco me aprofundar para ingressar na carreira. O Java em si, não é de total desinteresse. Muito me chama a atenção a questão do Android e desenvolvimento de softwares.

E como estou ingressando no back-end só agora, talvez a graduação abra meus horizontes para a linguagem como um todo. O C# me pareceu bem atraente pois no ambiente onde trabalho são desenvolvidas bastantes coisas .NET, no geral e para a web. Do que o pessoal fala por lá, parece que o forte do Java realmente não é a web. Mas acredito que isso seja perfumaria. Java abrange muita coisa e estudando ele talvez eu possa me interessar mais, por que não?

E como você mesmo disse, como ainda não tenho uma trilha definida na carreira, posso me concentrar nos conceitos e dar mais valor para o aprendizado e técnicas de programação.

Desde já, muito obrigado pela força!

Boa noite @jp_lira ,me formei esse ano de 2016 em ADS, olha, vale a pena !
Duvido que seja a mesma grade curricular, porem o foco sempre será o mesmo, que é o mercado de trabalho. ADS é bem prático foco no mercado. Quanto as linguagens, estudei apenas uma no faculdade, estudei java, trabalho com java para web, porem durante o curso vi tudo isso UML, OO, Teste de Software e etc.Sempre gosto de pensar que uma linguagem de programação voce estuda e pode aprender sozinho, uma vez que você tenha um otimo conhecimento de lógica de programação toda linguagem fica mais fácil de ser compreendida !

Abraços e Bons estudos !

Boa noite @Delano_Duarte, muito obrigado pela força e posição!

É o que eu sempre escuto sobre o curso, todos elogiam bastante.

E aproveitando o gancho, vou aproveitar para tomar um pouco mais do seu tempo… Pelo menos na sua graduação, muito foi aprendido ou você teve que recorrer ao longo dela á cursos e livros? Claro, ter um apoio fora da graduação é sempre bom, mas realmente o ensino, no geral, é forte?

Abraços!

Ola @jp_lira, sem problemas ! Qualquer duvida estamos aqui pra isso ! **)
Então, certeza, o ensino foi sim muito forte, tudo que vi na faculdade e hoje estando no mercado de TI, vejo que realmente eles abordam tudo com clareza ! Usei sim muitos livros,principalmente os de java para web, mas isso é uma coisa comum na vida de um universitário ! Durante minha graduação fiz apenas 1 curso de JSF e nada mais q isso ! Sem contar que aqui em Fortaleza, a faculdade onde fiz, ela tem um diferencial, são o total de 5 semestres e em todo os cinco tive que entregar um projeto, com intuito de mostrar como funciona no mercado de trabalho !

Abraços !

Show, @Delano_Duarte!

Fico muito feliz em ler tudo isso e me anima ainda mais, tanto pela sua ajuda quanto pela ajuda do @javaflex.

Hoje vou dar um pulo na faculdade para confirmar minha matrícula. Aproveitando de novo, vocês me recomendariam alguma leitura para eu ter comigo no dia a dia? Pode ser introdutória ao Java mesmo.

Novamente muito obrigado! Abraços!

Então @jp_lira, no meu caso depois de formado, percebi o livro que todos da área de TI com foco em desenvolvimento deve ter sem duvida é o de Engenharia de Software, posteriormente você descobre que programar um sistema é apenas uma parte no ciclo de desenvolvimento de software.
Existe um livro de Engenharia de Software do autor chamado Roger S. Pressman, acredito ser o melhor, devido a facilidade na compreensão da leitura !
Caso tenha interesse em algum livro de programação java para web, a casa do código tem livros ótimos para isso, aqui o link deles:

Você tbm pode encontrar o material online, a própria caelum disponibiliza otimas apostilas grátis sobre java para web, usei muito elas durante o período da faculdade !

Ademais disso, sugiro a consulta com seus professores, eles melhor que ngn conhecem o que você precisa de material !

Abraços meu amigo !
Bons Estudos !

Obrigado novamente pelas dicas @Delano_Duarte, já estou providenciando esse livro e pelo o que eu vi, ele é uma lenda dentro da área de TI. Com certeza vai me auxiliar muito.

Sobre a tecnologia Java em si, encontrei esse cara, Java Para Iniciantes, no site da Saraiva, será que vale a pena?

Aí já aproveito e vejo os dois. Quanto aos livros da Casa do Código, já estou assinando a Alura e pelo pouco que vi, o conteúdo presente por lá é de ótima qualidade e bem vasto.

Quanto aos professores, com certeza vou consultá-los e buscar toda e qualquer referência possível, sempre.

Novamente, muito obrigado e abraços!

Opa @jp_lira é isso ai, você esta fazendo o certo.
Torço muito para que dê certo e seja oq você realmente queria !
Vai fundo ! Dê tudo de si para área de TI que ela vai te retornar em dobro !
E olha, devo dizer para você, falta profissionais qualificados em java ! Falta Muito !
Jamais esqueça que TI é estudo diário,
O livro que me ensinou java oq sei foi esse:

Porem todo conteudo é bem vindo quando se trata de Tecnologia !

Abraços meu amigo, Bons estudos !

Olha ADS é um bom curso, eu me formei em 2014 e gostei bastante, bom a parte que foca programação mesmo… desde C até .Net e Java. Mas a faculdade te da o caminho… você depois escolhe qual área seguir…
Como foi mencionado a cima, falta profissionais em Java qualificados, por isso bom estudos!

@Delano_Duarte, javaflex e @bsmachado… Muito obrigado pela força de vocês até aqui. Não sabem como essas trocas de mensagens me encorajaram e como me incentivam. Hoje mesmo já fui na faculdade confirmar minha matrícula.

Lembro que em distantes 11 anos atrás eu estava aprendendo sobre criação, antes mesmo da graduação em PP e fui auxiliado, talvez por pura questão de sorte, por pessoas de um coração imenso que me incentivaram e me ajudaram em tudo que puderam, dentro e fora do trabalho. Hoje gerencio uma pequena equipe de designers da qual ajudo da mesma forma e com a mesma vontade. Como é bom poder ajudar o próximo e saber que isso trás bons frutos para essas pessoas.

E agora tendo o apoio de vocês e alguns amigos programadores também, é quase como um sentimento nostálgico.

Quero e vou entrar de cabeça na programação, expandir meus conhecimentos e com certeza crescer na área, para quem sabe em um futuro não tão distante poder ajudar novamente, assim como aqueles no passado e hoje vocês.

Programar é uma paixão contraída por conta das minhas necessidades diárias, hoje tendo oportunidade de estudar, posso e vou fazer isso.

Talvez eu não volte aqui amanhã para ajudar alguém a solucionar algum problema. Mas daqui a algum tempo sim. E podem ter certeza que vou lembrar de cada um de vocês.

A comunidade eu já senti que é muito forte e vou entrar nela para somar também.

Por hora é isso galera, novamente muito obrigado por tudo até aqui e foco nos estudos.

Abraços a todos!