Ajuda ... desenvolver um contador

Caros amigos, sei o que eu vou falar é uma coisa tola e besta para uma pessoa de TI. Mas sou iniciante em Java, e procurei no google e nos foruns e não consegui encontrar nenhuma informação que pudesse me ajudar.

Bom vamos ao ponto, estou desenvolvendo uma aplicação Java, um sistema de Carros … muito simples , para trabalho da faculdade … ja implementei os botoes, as SQL … acontece o seguinte, tenho no meu banco de dados uma tabela cliente, e campo codigo (auto-increment) … quando compilo o programa e vou cadastrar um novo cliente ele da pau, por que, por que nao tem nenhum cliente cadastrado.

O que eu estou precisando, é fazer um contador de registro, sabe, verificando fim de arquivo (EOF) … testando se é igual, se não, contador soma + 1 … algo desse tipo.

Variaveis: jTextFieldCodigo (no sistema)

Variaveis: codigo (int - banco de dados, tabela cliente)

Poderiam me ajudar, por favor.

Obrigado,

Renato Soares

por favor …

???

Preciso de ajuda !!!

Qual BD tu ta usando? Tu disse que era autoincrement entao pq nao ta usando o autoincrement?

Precisamos de mais informações pra falar alguma coisa, EOF?? whatahell?

[quote=fredferrao]Qual BD tu ta usando? Tu disse que era autoincrement entao pq nao ta usando o autoincrement?

Precisamos de mais informações pra falar alguma coisa, EOF?? whatahell?
[/quote]

Ow rapa … blz , ainda bem q vc citou …

entaum ve se ajuda …

estou fazendo no MySQL6, aquela versao Ahpha sabe … entao coloquei auto encrement, mas se nao tive nenhum registro no banco, ele da erro; porque não tem como pega o Primeiro registro, eu queria tira o auto encrement, fazendo que nem eu te falei … Quando eu fosse cadastrar um cliente ( no caso o primeiro) , ele testava se era FIM DE ARQUIVO, se por ventura fosse fim de arquivo, o codigo recebia 1, se não , contando que ja existisse registros, ele recebia o codigo e somava + 1 , ou seja indo pro 2 registro.

Por favor, diga que entendeu.

Obrigado.

Ate mais.