Ajuda ... desenvolver um contador

Caros amigos, sei o que eu vou falar é uma coisa tola e besta para uma pessoa de TI. Mas sou iniciante em Java, e procurei no google e nos foruns e não consegui encontrar nenhuma informação que pudesse me ajudar.

Bom vamos ao ponto, estou desenvolvendo uma aplicação Java, um sistema de Carros … muito simples , para trabalho da faculdade … ja implementei os botoes, as SQL … acontece o seguinte, tenho no meu banco de dados uma tabela cliente, e campo codigo (auto-increment) … quando compilo o programa e vou cadastrar um novo cliente ele da pau, por que, por que nao tem nenhum cliente cadastrado.

O que eu estou precisando, é fazer um contador de registro, sabe, verificando fim de arquivo (EOF) … testando se é igual, se não, contador soma + 1 … algo desse tipo.

Variaveis: jTextFieldCodigo (no sistema)

Variaveis: codigo (int - banco de dados, tabela cliente)

Poderiam me ajudar, por favor.

Obrigado,

Renato Soares

por favor …

???

Preciso de ajuda !!!

Qual BD tu ta usando? Tu disse que era autoincrement entao pq nao ta usando o autoincrement?

Precisamos de mais informações pra falar alguma coisa, EOF?? whatahell?

[quote=fredferrao]Qual BD tu ta usando? Tu disse que era autoincrement entao pq nao ta usando o autoincrement?

Precisamos de mais informações pra falar alguma coisa, EOF?? whatahell?
[/quote]

Ow rapa … blz , ainda bem q vc citou …

entaum ve se ajuda …

estou fazendo no MySQL6, aquela versao Ahpha sabe … entao coloquei auto encrement, mas se nao tive nenhum registro no banco, ele da erro; porque não tem como pega o Primeiro registro, eu queria tira o auto encrement, fazendo que nem eu te falei … Quando eu fosse cadastrar um cliente ( no caso o primeiro) , ele testava se era FIM DE ARQUIVO, se por ventura fosse fim de arquivo, o codigo recebia 1, se não , contando que ja existisse registros, ele recebia o codigo e somava + 1 , ou seja indo pro 2 registro.

Por favor, diga que entendeu.

Obrigado.

Ate mais.

Cara o correto seria usar o autoincrement mesmo, e ele nao devia dar este erro nao, eu nao mexo muito com MySQL, conheco mais o PostGreSQL e Oracle, que tem um jeito diferente de trabalhar com autoincrement(generators).

Mas ja que tu quer fazer a POG, antes de dar o insert faz um “select max(codigo) from cliente” que ele retornará o maior codigo ai tu soma +1, ou ele retorna null pq nao tem nenhum e tu insere 1, bem feio mesmo, mas testa ae.

PS. só nao vai rolar em rede com mais usuarios inserindo, vai dar zebra na certa!!

[quote=fredferrao]Cara o correto seria usar o autoincrement mesmo, e ele nao devia dar este erro nao, eu nao mexo muito com MySQL, conheco mais o PostGreSQL e Oracle, que tem um jeito diferente de trabalhar com autoincrement(generators).

Mas ja que tu quer fazer a POG, antes de dar o insert faz um “select max(codigo) from cliente” que ele retornará o maior codigo ai tu soma +1, ou ele retorna null pq nao tem nenhum e tu insere 1, bem feio mesmo, mas testa ae.

PS. só nao vai rolar em rede com mais usuarios inserindo, vai dar zebra na certa!![/quote]

Valew pela dica, obrigado mesmo … até mais.

Mas se a sua coluna é auto_increment você não precisa saber seu valor para poder inserir um item no banco de dados.

E EOF (end of file) não funciona em banco de dados, porque no fundo não existe um arquivo com inicio-meio-e-fim no meu humilde ponto de vista…