Ajuda desenvolvimento BLOG Pessoal

8 respostas
Thiago_de_Paula_Bese

Pessoal, boa noite. :smiley:

Estou estudando as especificações de um blog básico aqui pra mim (de imediato, claro). Estudo e trabalho com Java a um tempinho bom já. Mas tenho algumas dúvidas sobre quais tecnologias utilizar. E como sei que os amigos aqui do GUJ também estão por dentro da tecnologia, venho pedir umas dicas à vocês!

De imediato, será um blog onde eu irei publicas algumas matérias sobre Java, tecnologia etc. Terá um campo no final de cada post para comentários. Como trabalho com backend em Java a algum tempo, irei implementar este blog em Java. Mas como não manjo absolutamente quase nada de front-end, fiquei um pouco perdido.

Sobre salvar os comentários dos usuários, estava com algumas soluções em mente:

Banco de dados?

Arquivo texto?

XML?

Na parte do desenvolvimento Java, irei utilizar o Struts 2. Na parte de design, penso (primeiro vou estudar isto, claro…heh) em criar algum layout simples em Photoshop (O que acham?). Lembrando que, claro, utilizarei o MVC para organizar o projeto.

Enfim, de imediato estou com essas dúvidas.

Vi um site de um engenheiro de software, achei bem interessante. O meu sera algo desse tipo.

http://www.vinicius-serpa.com/

Agradeço a dicas dos amigos desde já! =D

8 Respostas

Hebert_Coelho

O ideal é salvar em banco de dados. Você tem a garantia do ACID.

Não creio que seria necessário utilizar photoshop para criar o layout.

Boa sorte no projeto. [=

Thiago_de_Paula_Bese

Entendi.

Sobre o Layout, tenho experiência acadêmica em HTML e CSS. Uma vez fiz um site sobre notícias como trabalho com todo o layout em CSS, e ficou bom.

Hebert_Coelho

Thiago de Paula Beserra:
Entendi.

Sobre o Layout, tenho experiência acadêmica em HTML e CSS. Uma vez fiz um site sobre notícias como trabalho com todo o layout em CSS, e ficou bom.

Se você tem o conhecimento, vai fundo.

Um bom framework para você utilizar seria o http://twitter.github.com/bootstrap/ . Muito bom. [=

sergiotaborda

Thiago de Paula Beserra:
Pessoal, boa noite. :smiley:

Estou estudando as especificações de um blog básico aqui pra mim (de imediato, claro). Estudo e trabalho com Java a um tempinho bom já. Mas tenho algumas dúvidas sobre quais tecnologias utilizar. E como sei que os amigos aqui do GUJ também estão por dentro da tecnologia, venho pedir umas dicas à vocês!

De imediato, será um blog onde eu irei publicas algumas matérias sobre Java, tecnologia etc. Terá um campo no final de cada post para comentários. Como trabalho com backend em Java a algum tempo, irei implementar este blog em Java. Mas como não manjo absolutamente quase nada de front-end, fiquei um pouco perdido.

Para salvar vc precisa se de um banco de dados. Um modelo com hibernate é suficiente. Normalmente nos servidores existe o banco postgress que é muito bom. Então use esse para desenvolver. Mas tem o MySQL também se vc se sente confortável com ele.
O Front end é melhor não usar jsp. Porque muda muito dinamicamente e é ruim ter que compilar tudo a toda a hora. O melhor é uma linguagem como o Freemarker ou o velocidty. Recomendo o primeiro. É muito bem estruturado.
Ai vc só precisa de uns controladores básicos que vc pode fazer usando Spring MVC , por exemplo. Aqui o que pega são as urls, terá que ter uma padrão para saber , dada apenas a URL qual é a pagina que tem que ser mostrada.

Se não quiser trabalhar tanto use o Wordpress. É em php, mas mesmo não o usando , estudar ele é bom pq tem umas boas ideias de como organizar as páginas de template, etc…

Thiago_de_Paula_Bese

Obrigado pelas dicas.

Mas devo utilizar o Spring MVC ao invés do Struts 2? Não entendi bem.

:smiley:

Thiago_de_Paula_Bese

Na verdade nunca estudei Spring MVC. Vou pesquisar sobre! =D

Hebert_Coelho

Thiago de Paula Beserra:
Obrigado pelas dicas.

Mas devo utilizar o Spring MVC ao invés do Struts 2? Não entendi bem.

:smiley:

Use o que você for se sentir mais confortável.
Utilize o Struts 2 caso você já tenha um conhecimento incial e esse seja um dos seus primeiros projetos.

Thiago_de_Paula_Bese

Entendi.

Vou utilizar o Struts 2 por ter conhecimentos do Framework.

Obrigado! =D

Criado 14 de janeiro de 2013
Ultima resposta 15 de jan. de 2013
Respostas 8
Participantes 3