Ajuda Diagrama de classes

Olá amigos!

Preciso fazer um sistema para um loja de concertos de roupas (costura).
O sistema precisa de cadastros:
Cliente, Costureira, Serviço e Categoria de serviço.
Como funciona na loja?
O cliente chega com uma peça (calça, etc) e pede para ajustar a bainha, a recepcionista anota em uma boleta o nome do cliente e o telefone, data da emissão e data prevista para entregar a peça.
Na mesma nota pode ter vários serviços e o mesmo cliente pode pedir para a mesma peça vários serviços. O cliente pode deixar um sinal no dia ou pode pagar tudo, a nota fica sem carimbo até que o cliente receba a sua peça.
Em um outro formulário é preenchido com os seguinte dados:
Número da boleta, nome do cliente, peça, marca da peça, serviço, valor, costureira que irá realizar o serviço, revisão (uma revisão é uma boleta nova) e observação (o serviço pode ter um detelhe. ex: deixa a bainha curta ou só tira a bainha).
No total da nota o cliente pode ganhar um desconto.
E ainda tem o serviço que tem preço sob consulta (serviço especial) este é para quando o cliente quer algo que não é um serviço regular, é algo bem especifico para um cliente. Ex fazer um vestido de noiva (rsrsrs).

Eu ainda não sei onde relacionar esse serviço especial e queria saber se eu estou caminhando certo com a minha analise?

Agradeço por qualquer ajuda.


Oi ToBack,

Vamos por partes, o cliente chega com uma peça, então essa peça tem um relacionamento com o cliente, não vi isso no diagrama… :wink:

seguindo o exemplo da anime… vc vai ter que ter uma classe peça, e é claro que, todo cliente tem uma peça!

Esta pensando em ligar seu software com algum tipo de controle financeiro ?
Curiosidade… estou correndo atrás disso no momento…

Bom, por que você não cria um diagrama de caso de uso antes de modelar as classes ?
Acho que vai ajudar…

Apesar do pessoal não gostar e pular direto para o diagrama de classes… (Até eu não gosto)…
Mas como vc está em dúvida, pode te ajudar…

Abraços

É verdade tem uma peça relacionada ao cliente. Tinha feito isso, mas resolvi retirar.
Modifiquei incluindo a peça e relacionando ela com serviço e cliente. A costureira concerta a peça e a peça tem um ou mais serviços a serem feitos.

Esqueci de incluir um detalhe:

O serviço especial é aquele em que o cliente chega sem nenhuma peça e o mesmo não consta na lista de serviços, e tem o serviço que está na lista e não precisa de uma peça.
Ou seja esses serviços a costureira irá fazer do zero, um serviço está na lista e o outro não.

d34d_d3v1l não vou ligar a nenhum controle financeiro.


Costureira não deveria estar ligada ao serviço?

Se houver apenas uma costureira, até concordaria… Porém, e se ela resolver contratar ou pagar alguem para trabalhar com ela? Assim ela pode alocar as costureiras a cada serviço que ela desejar e obter o histório disso tudo com o relacionamento que voce criar. Assim, ela também poderá ver qual/quais costureiras estão disponíveis para realizar algum serviço futuro, e mais: pode ajudá-la a calcular o tempo que vai demorar para o serviço ficar pronto, com base na disponibilidade de tempo entre os serviços.

Outra coisa, o que você acha disto: criar uma tabela tipo de pagamento, e ligá-la a boleta, assim você poderia saber exatamente como o cliente vai pagar e se já pagou tudo ou não. Assim você tira essa responsabilidade da boleta …

São essas minhas dicas,
espero que posso contribuir com alguma coisa.

Um abraço…

Detalhe: vou fazer um software com ordem de serviço daqui uns dias… hehehe
se quiser me add no msn pra gente conversar a respeito acho que a gente pode se ajudar.

MSN:
unicorendaextra@hotmail.com

Email:
mtnoronha7@hotmail.com

Já está atulizado.

Costureira relacionado a serviço e peça a cliente e serviço.