Preciso fazer um sistema para um loja de concertos de roupas (costura).
O sistema precisa de cadastros:
Cliente, Costureira, Serviço e Categoria de serviço.
Como funciona na loja?
O cliente chega com uma peça (calça, etc) e pede para ajustar a bainha, a recepcionista anota em uma boleta o nome do cliente e o telefone, data da emissão e data prevista para entregar a peça.
Na mesma nota pode ter vários serviços e o mesmo cliente pode pedir para a mesma peça vários serviços. O cliente pode deixar um sinal no dia ou pode pagar tudo, a nota fica sem carimbo até que o cliente receba a sua peça.
Em um outro formulário é preenchido com os seguinte dados:
Número da boleta, nome do cliente, peça, marca da peça, serviço, valor, costureira que irá realizar o serviço, revisão (uma revisão é uma boleta nova) e observação (o serviço pode ter um detelhe. ex: deixa a bainha curta ou só tira a bainha).
No total da nota o cliente pode ganhar um desconto.
E ainda tem o serviço que tem preço sob consulta (serviço especial) este é para quando o cliente quer algo que não é um serviço regular, é algo bem especifico para um cliente. Ex fazer um vestido de noiva (rsrsrs).
Eu ainda não sei onde relacionar esse serviço especial e queria saber se eu estou caminhando certo com a minha analise?
É verdade tem uma peça relacionada ao cliente. Tinha feito isso, mas resolvi retirar.
Modifiquei incluindo a peça e relacionando ela com serviço e cliente. A costureira concerta a peça e a peça tem um ou mais serviços a serem feitos.
Esqueci de incluir um detalhe:
O serviço especial é aquele em que o cliente chega sem nenhuma peça e o mesmo não consta na lista de serviços, e tem o serviço que está na lista e não precisa de uma peça.
Ou seja esses serviços a costureira irá fazer do zero, um serviço está na lista e o outro não.
d34d_d3v1l não vou ligar a nenhum controle financeiro.
Se houver apenas uma costureira, até concordaria… Porém, e se ela resolver contratar ou pagar alguem para trabalhar com ela? Assim ela pode alocar as costureiras a cada serviço que ela desejar e obter o histório disso tudo com o relacionamento que voce criar. Assim, ela também poderá ver qual/quais costureiras estão disponíveis para realizar algum serviço futuro, e mais: pode ajudá-la a calcular o tempo que vai demorar para o serviço ficar pronto, com base na disponibilidade de tempo entre os serviços.
Outra coisa, o que você acha disto: criar uma tabela tipo de pagamento, e ligá-la a boleta, assim você poderia saber exatamente como o cliente vai pagar e se já pagou tudo ou não. Assim você tira essa responsabilidade da boleta …
São essas minhas dicas,
espero que posso contribuir com alguma coisa.
Um abraço…
Detalhe: vou fazer um software com ordem de serviço daqui uns dias… hehehe
se quiser me add no msn pra gente conversar a respeito acho que a gente pode se ajudar.