Ajuda (Dificuldade em programação OO )

6 respostas
nubee

Olá, Sou novo no forum, caso postei em lugar errado desculpem.

Eu estou estudando Sistemas de Informações.

1 ano so aprende pascal e logica de programação.

agora no 2 ano, estou aprender C#,C,Java.

só que to com muita difuldade em programação OO, mais que o professor explica, ja pedi ajuda e não entra na cabeça rsrs !

ja em pascal consigui fazer tudo os exercicio, até alem do que ensinarao :S

sera que nao sirvo pra programação ? ja pensei em desistir do curso.

gostaria de saber como voces aprenderam programação OO por que para min parece grego.

obrigado.

6 Respostas

Hebert_Coelho

Rapaz, eu já quase desisti de Java por que não conseguia entender por nada o tal “this”.

Se você foi tranquilo no Pascal fica firme, o trem ta bom pro c.

Realmente OO é bem diferente de procedural.

Te indico esses dois livros:

Muito bom mesmo! E tem em português. =D

rderoci

nubee:
Olá, Sou novo no forum, caso postei em lugar errado desculpem.

Eu estou estudando Sistemas de Informações.

1 ano so aprende pascal e logica de programação.

agora no 2 ano, estou aprender C#,C,Java.

só que to com muita difuldade em programação OO, mais que o professor explica, ja pedi ajuda e não entra na cabeça rsrs !

ja em pascal consigui fazer tudo os exercicio, até alem do que ensinarao :S

sera que nao sirvo pra programação ? ja pensei em desistir do curso.

gostaria de saber como voces aprenderam programação OO por que para min parece grego.

obrigado.

Então, comigo foi a mesma coisa, eu não conseguia pegar o conceito OO de primeira, só consegui pegar quando lí o livro “Use a Cabeça! Análise e Projeto Orientado ao Objeto” e desenvolvi alguns projetinhos.
Bom, eu havia entendido como programar OO, mas não havia entendido o por que de programar OO sendo que procedural era tão mais fácil e simples, então comecei a estudar padrões de projeto (o que você estudará ainda ou está estudando), e aí tudo fez sentido!

Então minha dica é, não se desespere, é assim com todo mundo!

Ah, e se você não quiser seguir a carreira de programação, saiba que você saber programar é um ótimo diferencial (tanto na teoria quanto na prática) até mesmo para um gerente de projeto.

Acompanhe os tópicos aqui do GUJ e qualquer dúvida, poste, a galera sempre ajuda (isso me ajudou muito no início e ainda ajuda)!

Abs,
Romulo

nubee

Olá,

muito obrigado pelas orientações !

valeuu !

E

Normal amigo… se vc intendeu pascal já é um bom começo

tem uma video aula que eu fiz, sobre o básico de OO quando estava começando, porem ajudou bastante gente entender ao menos Classe, Objeto, atributos e metodos…

da uma olhada e depois posta aqui novamente.

http://www.videoaulasbrasil.com.br/java/introducao-a-orientacao-a-objeto-com-java-parte-01/

L

O livro Use a cabeça e a apostila do curso FJ-11 da Caelum são boas dicas de leitura.
É difícil explicar tudo que envolve orientação a objetos aqui, pois o assunto é vasto.
Resumidamente, o paradigma de orientação a objetos procura abstrair o comportamento de objetos reais da vida. Por exemplo, um carro possui qualidades (atributos) tais como cor, tamanho, modelo, marca e comportamentos como andar, parar, etc.
A ideia pode ser transportada para objetos em programação. Um objeto possui atributos (variáveis do objeto) e comportamentos (métodos, como as funções das linguagens procedurais).
Por sua vez, imagine uma classe em programação como sendo um projeto, uma receita de bolo. A classe não é um objeto, ela não realiza nada sozinho. Mas ela descreve como o objeto deve ser.
O bolo (objeto) é que seria algo concreto, possuindo atributos e comportamentos próprios.
É uma explicação é muito simplista, mas ajuda a entender o sentido do paradigma OO.
Mas fique tranquilo. Se vc estudar, os conceitos vão sendo absorvidos naturalmente por você.

igor_ks

É normal ter essa dificuldade, ainda mais pra entender polimorfismo. Mas acredito que essa dificuldade muitos de nós passaram também, achando que nunca ia entender.
OO se aprende programando… quando ver ja está bem natural o conceito na sua cabeca. Fique tranquilo e vai estudando =)

Nao desista…

Criado 5 de agosto de 2012
Ultima resposta 6 de ago. de 2012
Respostas 6
Participantes 6