Ajuda em Linux - [Completamente OFF]

Amigos, queiram me desculpar pelo tópico extremamente off, mas imagino que aqui seja mais um canal para obter ajuda com o meu problema. Sei que mtos de vcs trabalham com Linux, por isso resolvi arriscar.

Ontem a noite resolvi substituir o meu “antigo” Mandrake 8.1 pelo RedHat 8, (isso pq estava enfrentando problemas com o java e etc…). Bom a minha máquina possui 3 sistemas e 4 partições… Tenho o Win 98, Win xp e o Linux… a última partição é uma partição para arquivos. Acontece que estava tudo particionado e funcionando direitinho… o Linux, (Mandrake), reconhecia todas as partições e coisa e tal… Agora, após a substituição do mesmo pelo RedHat, não tenho mais acesso as minhas partições do Windows e meu Zipdrive externo. Os dois CdRoms estão com seus pontos de montagem acessíveis. Amigos, existe algum “comando” para que seja feita uma “detecção” das minhas partições, afim de que elas apareçam no /mnt?

Desde já peço desculpas, (mas aqui as respostas acontecem mto mais rápidas do q em qq outro fórum), e agradeço a atenção.

Obs.: Possuo os seguintes tipos de partições:
Win 98 - fat
Win xp - Ntfs
Programas - Fat

Cara,
o q vc tem a fazer e editar o arquivo [color=“red”]/etc/fstab[/color],
la tem algumas particoes ja montadas, pegue uma como exemplo, e monte para suas
necessidades, ok?

[]`s
Alexandre Martins.

é isso mesmo, que o alexandre falou, depois é só dar um
mount -t vfat ou ntfs /dev/aqui vai o hda que tá seus sistemas /mnt/windowsxp por exemplo

Este e o conteudo do arquivo… tem alguma coisa errada?! Confesso que nao sei nem por onde comecar…

LABEL=/ / ext3 defaults 1 1
LABEL=/boot /boot ext3 defaults 1 2
none /dev/pts devpts gid=5,mode=620 0 0
none /proc proc defaults 0 0
none /dev/shm tmpfs defaults 0 0
/dev/hda9 swap swap defaults 0 0
/dev/cdrom /mnt/cdrom iso9660 noauto,owner,kudzu,ro 0 0
/dev/cdrom1 /mnt/cdrom1 iso9660 noauto,owner,kudzu,ro 0 0
/dev/fd0 /mnt/floppy auto noauto,owner,kudzu 0 0
[/code]

E ai galera sumi mais to de volta :smiley:

E ai cara, sinto lhe informar que o RED HAT não possui suporte nativo para acessar partições do tipo NTFS, o suporte a NTFS no RED HAT etsa desativado no kernel então vc não vai ter acesso a mesma, ao menos que vc recompile seu kernel com suporte a NTFS ai ja são outros 500, outra coisa verifique onde estao suas partições exatamente com o comando fdisk -l, pq as partições FAT32 podem ser habilitadas numa boa ja a NTFS tem esse problema

falow
t+

Sobre o seu zip drive externo (se for paralelo), no redhat, vc faz o seguinte:

# modprobe ppa
# mount -t vfat /dev/sda4 /mnt/zip

O seu zip drive será reconhecido como um dispositivo SCSI. A parte do /dev/sda4 deve ser substituída pelo device SCSI que for existente (na forma sdNx).

Depois você pode usar o seguinte:

# umount /mnt/zip
# eject /dev/sda4

Espero ter ajudado (lembrando que também estou apenas migrando para o Linux, portanto, não sou o que se chamaria exatamente de um conhecedor). :wink:

Bom, segundo o Anjo… eu estaria com sérios problemas, ok?! O q vc me sugere… Pq eu não tenho a necessidade de acessar o WindowsXp, (NTFS), pelo RedHat… o que realmente me interessa é o acesso as partições Fat32. Gostaria q vc me ajudasse nessa parte, se possível é claro.

Qto ao zipdrive, já está ok. Valeu cara.

Tenta o seguinte

# mount /dev/hdaX /mnt/windows -t vfat

onde X deve ser o número da partição FAT… (essa dica quem me deu foi o Rafael Koike… um amigo meu… CCNA; manja muito de linux)…

(anjomal returns… heheh!)

Anjo Mal returns :smiley: essa foi boa valew !!!

Coloca essas linhas em seu /etc/fstab

/dev/hdaX /mnt/win vfat defaults 0 0

sendo que o diretorio win em /mnt tem de estar criado, e o X do hda corresponde a sua partição do windows vc consegue isso com o comando fdisk -l que lista as partições , com esse comando no fstab sua partições windows sera montada no arranque do sistema.

falow
t+

Bom… apesar de ser um tópico completamente off, recebi várias ajudas do pessoALL. Vou testar tudo qdo chegar em casa, pq no momento estou no trabalho.

Pergunto a vcs, vale a pena trabalhar com q distribuição afinal de contas? Antes eu tinha o Mandrake 8.1 e ele reconhecia tudo até então. Decidi substituir pelo RedHat 8 e tive essa estranha experiência, (que não chega a ser traumática, :slight_smile: ). Tenho disponibilidade de colocar o Mandrake 9, mas gostaria de uma opinião de quem entende mais do assunto, pq no meu caso, eu pretendo rodar o Java no Linux.

Desde já agradeço a todos q “perderam” tempo em me ajudar com esse assunto off.

Olha eu comprei um livro sobre linux da editora berkeley, eh excelente:

Configurando e usando o sistema operacional Linux

eh 10

Bom, eu uso Redhat… originalmente era um 7.2, mas de tanto que eu mexi ja ficou uma coisa hibrida hehehe

Rafael

Então Rafael… já que o seu sistema está extremamente “mexido”, teria alguma sugestão pra mim?! Pq a coisa tá feia… (rs)

Mas nenhumas das dicas que o pessoal passou funcionou?? eh exatamente como disseram:

mount /dev/hdxx /mnt/windows -t vfat

/dev/hdxx eh o dispositivo… na tua maquina pode ser qq coisa… na minha eh o /dev/hda1 ( e mais uns outros ), mas isso varia conforme o jeito q vc instalou.
/mnt/windows eh o ponto de montagem
-t vfat eh o tipo de sistemas de arquivos ( fat32 ).

digita isso como root… tem q rolar

Rafael

PessoALL muito obrigado. Ontem a noite o Vermelhinho reconheceu o Ruindows 98… Fico grato a todos q puderam dar uma força aqui no GUJ… O resto eu vou tentando com calma. O importante é que fiquei mais motivado. Já estava até pensando em trocar o Red Hat pelo Mandrake 9…

Brigadão again! Realmente esse lugar aqui é nota 10!