Pessoal eu estou com um projeto novo na área de redes em java e como eu nunca fiz nenhum projeto em redes gostaria da ajuda dos mais experientes sobre esse projeto.
O projeto é pra controlar os horários de entrada e saida dos professores .
tipo cada professor vai ter um código de barra(que eu já fiz), quando ele chegar no local de trabalho vai pegar a sua caderneta,antes do rapaz entregá-la,vai com leitor de código de barras ler o código de professor,e o softwre vai guardar o dia e horário que o professor pegou a cardeneta,nisso um coordenador do COMPUTADOR DELE ,dever ficar sabendo quais são os professores que estão no local a qualquer hora que ele quiser saber disso.
Eu sei que tenho que montar um rede pra passar essas informações do pc do funcionário para o pc do coordenador,mas eu estou em dúvida qual a melhor forma se é por RMI ou apenas sockets simples ?
quem puder me ajude por favor!!!
obhigado!!!
Olá
[quote=jfabbio]Pessoal eu estou com um projeto novo na área de redes em java e como eu nunca fiz nenhum projeto em redes gostaria da ajuda dos mais experientes sobre esse projeto.
O projeto é pra controlar os horários de entrada e saida dos professores .
tipo cada professor vai ter um código de barra(que eu já fiz), quando ele chegar no local de trabalho vai pegar a sua caderneta,antes do rapaz entregá-la,vai com leitor de código de barras ler o código de professor,e o softwre vai guardar o dia e horário que o professor pegou a cardeneta,nisso um coordenador do COMPUTADOR DELE ,dever ficar sabendo quais são os professores que estão no local a qualquer hora que ele quiser saber disso.
Eu sei que tenho que montar um rede pra passar essas informações do pc do funcionário para o pc do coordenador,mas eu estou em dúvida qual a melhor forma se é por RMI ou apenas sockets simples ?
quem puder me ajude por favor!!!
obhigado!!! [/quote]
Usando RMI é mais fácil. Só que RMI não serve para quase nada nos dias de hoje e o conhecimento acumulado com seu uso pode até atrapalhar na hora de escolher a melhor solução para um problema real. Para um projeto de aprendizado, eu recomendaria o uso de sockets simples usando Java.NIO. Se você já conhece sockets, talvez valesse apenas avaliar o uso do Mina ou do Grizzly como servidor.
[]s
Luca
O ruim é que eu nunca trabalhei com sockets nem com rmi
é meu primeiro software utilizando rede.
Mas sockets eu li alguma coisa sobre ,mas não sei como montar o programa
tipo o que tenho que fazer primeiro,montar a tela do cliente, como o coordenador e só ele
possa a cessar os dados dos professores,essas coisas
Olá
[quote=jfabbio]O ruim é que eu nunca trabalhei com sockets nem com rmi
é meu primeiro software utilizando rede.
Mas sockets eu li alguma coisa sobre ,mas não sei como montar o programa
tipo o que tenho que fazer primeiro,montar a tela do cliente, como o coordenador e só ele
possa a cessar os dados dos professores,essas coisas[/quote]
Seus problemas e dúvidas não tem nada a ver com redes. Tente entender seu problema como se ele fosse resolvido por office boys ao invés de computadores. Quais informações precisariam ser passadas aos office boys para eles levarem as mensagens ao coordenador? Quais respostas para os professores o coordenador passaria aos office boys? Depois que você definir o que precisa, saberá que será pedido na tela dos professores ou ao sistema do coordenador.
RMI usa sockets por debaixo dos panos. Suponho que você saiba java e threads. Insisto que tente a solução usando sockets que é um conhecimento mais útil do que RMI.
[]s
Luca
Caro colega, não seria melhor utiliar uma arquitetura web, fazendo uma aplicação que o coordenador possa acessar via Browser?
ai ele teria um endereço que só ele poderia acessar pra saber todos os dados confidenciais ?
mas se for assim eu posso fazer em php ,que pelo o que me falam é mais fácil que java pra web num é ?
Isso mesmo, você pode faer um sistema em Java pra web, ou até mesmo PHP, e criar um usuário e senha que só o coordenador saberia, de forma que só ele poderia acessar os dados.
Isso é mais simples do que utilizar RMI, e ainda tem a vantagem de que o coordenador poderá utilizar o sistema em outra máquina, sem precisar instalar nada.
valeu amigos !!! pelas respostas e atenção
vou organizar o projeto e levar em considerção a dica de ambos
abraço