Ajuda em uml por favor

[size=18] E ai pessoa!
Estou desenvolvendo um sistema de biblioteca que é um exercício do meu curso.
e estou com uma pequena dúvida na construção do meu diagrama de classes.
eu tenho 3 tipos de leitores (funcionario,professor e estudante) que serão cadastrados no sistema e os dados pessoais deles serão obtidos atraves de outros sistemas. professores e funcionarios terão seus dados obtidos atraves do recursos humanos e estudantes atraves do centro acadêmico.

Eu considerei que enderecos e dados pessoais serão obtidos de sistemas externos.
e fiz uma classe leitores onde cada tipo de leitor herda dessa classe leitor.
ai é que surgiu minha dúvida…herança seria a melhor forma entre a classe leitores e funcionarios, professores e estudantes?.
ou eu deveria colocar um tipo atributo leitor dentro de funcionarios, professores e estudantes?

Agradeço desde já a atenção dispensada!
:smiley: [/size]

então, herança, vc já respondeu, pense bem funcionário é um tipo de leitor!!! O único problema nessa abordagem é se vc tiver como requisito funcional que o sistema deve permitir a criação de novos tipos de leitores pelo usuário, aí em chamaria de status do leitor, o status do leitor passaria a ser atributo da classe leitor.

UHum…Não, as unicas formas de leitores serão professores, funcionarios e estudantes. Não havendo criação de outros tipos.

E na classe leitor ja existe um atributo que diz qual o tipo de leitor que esta sendo cadastrado.
o cadastro do leitor pelo sistema da biblioteca é apenas o codigo do leitor
e ele puxa as demais informações por outros sistemas.

Obrigado pela dica.
:smiley: