Ajuda Exercicio

6 respostas
F

Bom dia amigos.

Estou com duvidas com relação a este exercicio, alguem poderia me ajudar,

desde ja grato.

Fabio :slight_smile:

1. Implemente a hierarquia Forma mostrada na figura acima. A classe Forma será do tipo abstrata e terá o atributo cor e tipo ( e seus respectivos métodos get e set).
  • Cada FormaBidimensional deve conter o método obterArea para calcular a área da forma bidimensional(e os respectivos atributos).

• Cada FormaTridimensional deve ter os métodos obterArea e obterVolume para calcular a área do volume e superfície, respectivamente, da forma tridimensional(e os respectivos atributos).

• Crie um programa que utiliza um array de referências(objetos) Forma para objetos de cada classe concreta na hierarquia(1 array para armazenar objetos do tipo Forma).O tamanho do array será definido pelo usuário, que na seqüência informará qual o tipo de objeto(através do atributo tipo) e de acordo com o tipo mencionado o usuário informará os dados do respectivo objeto(cor, altura,largura,raio,etc) de acordo com o objeto.

• O programa deve imprimir uma descrição de texto do objeto ao qual cada elemento do array se refere… Alem disso, no loop que processa todas as formas do array, determine se cada forma é uma FormaBidimensional ou uma forma Tridimensional. Se uma forma for uma FormaBidimensional, exiba sua área. Se for uma FormaTridimensional, exiba sua área e volume. Essas informações devem ser exibidas em um JTextArea (é um componente da classe swing).

6 Respostas

diego2005

Qual a sua dúvida???

F

Desculpa acabei esquecendo de esclarecer minha duvida, usando o eclipse consigo criar as classes e tudo mais porem não se como liga-las…

E gostaria de saber, com alguem com mais experiencia faria o mesmo programa.

diego2005

Como assim não consegue ligá-las??? Não consegue fazer a hierarquia que foi pedida??

Forma -> FormaBidimensional
Forma -> FormaTridimensional

Acho que não entendi muito bem a sua dúvida…

T+

Marcio_Nogueira

Parece que a dúvida dele está relacionada a herança.

L

Bem, antes de tudo você deve criar um projeto[creio que um Java Project]. Depois de criado, crie um pacote(ou mais, dependendo de como você pretende organizá-lo) dentro do seu projeto para criar suas classes.
Ficaria por exemplo:
Meu Projeto
|
|-exercicio (esse é o primeiro pacote da hierarquia )
| -formas ( e esse o segundo)

Com o projeto e os pacotes definidos, você já pode criar as classes.
Botão direito no pacote onde você quer criar -> New => Class.
Defina o nome da classe e os outros parâmetros se necessário e clique OK.

Nisso você já tem sua primeira classe. Se for usar herança não se esqueça de usar a palavra ‘extends’ quando for criar uma classe filha.

public class FormaXYZ extends FormaBasica{

( Seu código )

}

Acho que com isso você já consegue caminhar…

F

Obrigado pela ajuda, ja consegui resolver os exercicio. :slight_smile:

Criado 30 de outubro de 2007
Ultima resposta 31 de out. de 2007
Respostas 6
Participantes 4