Estou utilizando firebird e o driver JDBC Firebirdsql-1.5.5JDK_1.4 só que não consigo conectar ao banco… o erro é o seguinte: ele diz que é impossível carregar o driver org.firebirdsql.jdbc.fbdriver… estou utilizando o xp sp2… mas acho que estou errando na hora de indicar o classpath… alguém pode me dizer com instalar este driver passo a passo.
Você precisa se certificar de que o driver foi registrado antes de tentar usá-lol.
Uma forma de garantir isso é, toda vez que vc tentar acessar o banco de dados por meio do driver, antes de fazer esta operação, você fazer o registro do driver por meio da seguinte instrução:
Evidentemente, para que o registro ocorra sem problemas, o arquivo *.jar do driver deve está incluído no classpath do ambiente de execução do seu programa.
Quando eu mando compilar, DriverManager.registerDriver(new org.firebirdsql.jdbc.FBDriver()); ocorre o seguinte erro… package org.firebirdsql.jdbc does not exist… sei que é o classpatch… mas como faço para setá-la no windows xp??/
Criar uma variável de ambiente4 do windows chamada CLASSPATH, onde vc especificaria o local onde se encontra o driver
Antes da execução, utilizar o comando set classpath=[diretório onde se econtra o driver]
3.Na proópria chamada à máquina virtual java, especificar o classpath:
java -classpath [diretório do driver e de suas classes, separado por ;] [nome da classe]
Na distribuição do pacote do driver fornecida pelo fabricante da Firebird, eles disponibilizam um pacote JAR (firebird-full.jar, se não me engano). É este arquivo .JAR que deve ser referenciado no classpath
Também estou à beira da loucura, o mesmo problema, conexão JDBC e o Driver firebirdsql...
Essa clausula try:
try
{
con = DriverManager.getConnection(url,"SYSDBA","masterkey");
}
catch(SQLException ex)
{
System.err.println("SQLException: " + ex.getMessage());
}
Gera essa mensagem de erro:
SQLException: No suitable driver
Sem driver compatível? Por quê?
Socorro!! Me ajudem por favor!!
Obrigado e até mais!
O que a String url deve conter? Sei que tem que ter um subprotocolo, no caso “jdbc:firebirdsql:” e depois um dataSource…Mas afinal, que caminho tenho de indicar? O da BD?
Tô perdidinho da Silva…