Ajuda(fugindo um pouco de java e pulando pra Linux)

Aeh galera, desculpa estar fugindo um pouco do java e pulando pra Linux, :lol: por favor, será que alguem aqui manja legal de linux pra poder me dar uma força pra eu poder configurar meu WINMODEM PODRE(hsp56MR),
to de saco cheio de usar RUINDOWS e quero mudar de vez pro Linux, eu uso RedHat 8, ele é ótimo, da suporte pra muita coisa mas ainda peca com os malditos winmodens.Queria mudar tudo pra Linux pois a maioria das ferramentas de desenvolvimento que utilizo pra aprendizado eu instalei no Linux, no RUINDOWS só deixei a lixaiada. Desde já agradeço quem puder ajudar. Ah já baixei vários drivers pro meu winmodem(pctel-0.9.6.tar,pctel-2.4.tar,PCTEL-SIS730S,sisamr.tar,rh80.tar) só nao sei como instalar.

Luiz, os arquivos que voce pegou devem ter instrucoes de instalcao ( nos arquivos README ). De qualquer maneira, voce tera ajuda muito melhor em um forum somente sobre Linux.

Espero que entenda.

Rafael

Olá luiz_ross

Nunca configurei este modem, mas quando eu utilizava um modem LUCENT no linux os primeiros drivers não possuiam o codigo aberto, com o problema de imcompatibilidade dos modulos que sao compilados para versoes especificas do kernel do linux o codigo foi disponibilizado para que você pudesse compilar sem problemas. Primeiro passo é digitar

uname -a

A versão do kernel de seu linux será impressa (considere o build number).
Procurar na internet se há RPMs disponíveis que faca o servico. Caso não haja, você precisa visitar a página do programador do módulo de seu modem para o linux e adquirir o código fonte e seguir os arquivos README.

E ai meu firmão, esse topico e minha especialidade :smiley: de LINUX nois manja …

Vamos lá vc baixou os drives para o seu MODEM ( se podemos chamar de modem, desculpa a brincadeira) eles estão com extensão .tar va pro terminal de sua preferencia e em uma pasta qualquer, digite tar -xvf nomedoarquivo, se este arquivo estiver com extensao .tar.gz ou .tgz o comando sera tar -zxvf nomedoarquivo, sera criado um diretorio, entre dentro desse diretorio e execute os comando ./configure se não der erros execute make e make install, estou dando uma ajuda generica pq nao sei qual modem com qual placa mãe vc esta usando mais genericamente o pctel-0.9.6.tar deve dar certo, senão me engano ele deve criar e configurar seu modem de uma vez so no make install, se não for me mande o .tar dele que eu te dou uma ajuda mais especifica, mais um detalhe importantissimo vc baixou os fontes do DRIVER para vc compilar o mesmo com make e etc vc deve possuir os pacotes glibc, glibc-devel e tb o gcc, se vc optou por uma instalação completa ja deve possuir todos esses pacotes, mais uma coisinha que pode te deixar triste algums drives funcionam somente em determinados kernel(Sacanagem !!!) por exemplo um drive pode funcionar no kernel 2.2 e não funcionar no kernel 2.4, o kernel do RED-HAT 8.0 eo 2.4 então não sei o grau de compatibilidade com os drives do HSP56MR. mais me manda o tar e da uma lida no READ-ME do seu drive que vai estar no diretorio onde vc explodir ele com tar.

blz
t+