Ajuda inicial - Abandonando o .Net

9 respostas
J

Sou desenvolvedor .Net a 2 anos, devido a politica de software livre aqui estou tendo que abandonar a Microsoft. Estou com algumas duvidas e se possivel gostaria do apoio de vcs do forum. Abaixo segue algumas duvidas, desculpe a todos por fazer comparações entre plataformas mas acredito que ajuda na quebra deparadigmas.

1. No Asp.Net evitamos usar as tags <%%>, por N motivos, graças ao CodeBehind, que com ele separamos os codigo Servidor do Codigo HTML. Existe tal tecnologia no Java? Se sim onde encontro referencia, e se segue a mesma logica da tecnologia da Microsoft?

2. Quando já temos um conhecimento previo de programação, o uso de IDEs passa a ser uma facilidade no aprendizado, e quando inicie em Delphi e .Net todas as literaturas e experiencias eram em torno destes IDEs, tudo é feito no IDE normalmente ele é completo. Vejo que em Java existe varios IDEs pagos e outros free mas qual é completo para desenvolviemnto Web, ou mais facil? Pergunto isso devido a logica Capitalista, porque se todos forem completos e faceis porque comprar o IDE da Sun por exemplo?

3. Todos IDEs de Java suportam (caso exista) a tecnologia “CodeBehind” do Asp.net?

4. Existe uma logica de o porque das literaturas de Java não usarem o IDE para o aprendizado ? Volto nesta pergunta devido ao fato da facilidade de novos desenvolvedores a iniciar o aprendizado, grandes e vastas literaturas hoje de .Net usam o IDE para o aprendizado.

Agradeço desde já a todos, e acredito que estas resposta possam dar noção para o inico de um novo estudo.

9 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Eu não manjo nada de .NET e nem sei o que é o tal de Codebehind, mas eu imagino que deve ser o esquema de não usar “scriptlet” no seu codigo HTML.

Em Java geralmente se usa o padrão MVC (Model-View-Controller). De uma pesquisada no forum para maiores detalhes, mas basicamente é onde você separa sua aplicação em camadas, HTMLfaz a visão, tem um controller e os modelos. Para isso existem frameworks que facilitam na criação do sistema, tais como: Webwork, Struts, Metawai, etc.

Sobre IDE, acho que esse é um ponto de Java em relação as outras linguagens, vc nao fica preso a uma IDE. Eu particularmente gosto de trabalhar com o Eclipse + MyEclipseIDE como plugin, mas existem outras no mercado, vc pode testar e ver qual você se adapta mais.

Acho que inicialmente você deve esquecer esses pontos e começar estudando apenas Servlet/JSP, para depois entrar a fundo a uma framework MVC e claro, testar uma framework para persistência de dados (Hibernate, JDO, etc).

Espero ter ajudado

Fabricio_Cozer_Marti

Seja bem-vindo ao mundo nobre da programação. :smiley:

eduardo_lopes

é, com java vc aprende a linguagem e não a IDE, como é o caso de algumas outras linguagens como delphi e afins.

eu utilizo eclipse, mas ainda estou escolhendo o plugin “ideal”, outra alternativa é usar o NetBeans que pelo que dizem ficou muito bom na sua última versão. A IDE da Sun é ótima, mas não é free.

quanto aos estudos faça como o amigo aí de cima falou, procure sobre MVC, estude JSP e Servlets, depois passe para os frameworks web.

boa sorte e conte conosco.

cv1

De uma lida no historico do JSP ate agora, da versao 1.x ate a 2.0. Aproveite pra dar uma lida sobre taglibs. Nao sao tao elegantes quanto o codebehind, mas tem vantagens interessantes sob outros pontos de vista que nao meramente a produtividade quando se esta usando uma IDE.

Se for falar so em IDEs realmente significativas no mercado, temos NetBeans, Eclipse e IntelliJ IDEA, cada uma com seus pontos fortes, fracos e particularidades que podem torna-las vantajosas em um ou outro projeto, mas que nao sao fator predominante na escolha da tecnologia Java para um projeto. Ao se escolher Java, o que se escolhe eh a plataforma de runtime, e nao a de desenvolvimento.

Nao vejo sentido em usar uma IDE para ensinar a programar na linguagem. Essencialmente qualquer bom editor de texto seria capaz de fazer o trabalho da IDE nesse ponto. Alias, se vc absolutamente precisa de uma IDE pra poder trabalhar, eh sinal de que a linguagem e as bibliotecas de runtime estao complicadas demais, e vc deveria dar uma olhada melhor em linguagens como Ruby :wink:

Mauricio_Linhares

Existe, mas é diferente do code-behind, que é direcionado ao tratamento de eventos. Em Java você pode tanto trabalhar com tratamento de eventos como de requisição.

Teste, depois você toma as suas decisões, todos os pagos tem versões trial pra ver como ele funciona.

Não, só as pagas. A única gratuita que provê isso é o JDeveloper da Oracle.

Porque em Java IDEs só servem pra ajudar a programar, elas não programam por você. Em Java é muito importante saber como as coisas funcionam e você dificilmente vai encontrar literatura sobre Java que lhe indique “receitas de bolo” (a não ser que o livro seja sobre isso, como a série Cookbook da O’Reilly).

A mudança com certeza não vai ser fácil, principalmente porque você vai ter que largar alguns “vícios” do Visual Studio e Delphi (como ligar objetos visuais direto ao banco de dados), mas com um pouco de estudo você tira isso de letra.

Outra coisa, a curva de aprendizado é muito maior.

Seja bem vindo!

Mauricio_Linhares

Ah, outra coisa, o “CodeBehind” do Java pra web usando eventos é conhecido como JavaServer Faces.

Os direcionados as requisições são os JavaServer Pages e Servlets.

Thiago_Senna

Olá Juliano!

Seja bém vindo!

Como você demonstrou bastante interesse sobre como o pessoal costuma trabalhar na camada de apresentação, como o CV disse, ele te indicou para dar uma olhada em taglibs e jsp!

Quando vc começar a estudar essas tecnologias, com certeza com vc vai ouvir falar de uma sigla chamda JSTL. Bom, vou indicar pra vc dois artigos do java.net para vc dar uma olhadinha, com certeza ele será útil para vc ter suas primeiras impressões sobre desenvolvimento web na camada view com java!

http://today.java.net/pub/a/today/2003/10/07/jstl1.html
http://today.java.net/pub/a/today/2003/11/27/jstl2.html

Abraços!
Thiago Senna

cv1

Nao soh. Entre tantas outras opcoes, a mais reconhecida eh o Tapestry, que ja tava por ai ha mais tempo do que JSF, e muitos dizem fazer um trabalho melhor. Nao testei a fundo pra saber, entao… :wink:

Mauricio_Linhares

Nao soh. Entre tantas outras opcoes, a mais reconhecida eh o Tapestry, que ja tava por ai ha mais tempo do que JSF, e muitos dizem fazer um trabalho melhor. Nao testei a fundo pra saber, entao… ;)

Tem outro framework que faz isso também, aquele Eco né?

Criado 8 de agosto de 2005
Ultima resposta 8 de ago. de 2005
Respostas 9
Participantes 7