Ajuda iniciante!

Oi pessoal!
Eu atualmente programo em java e estou querendo fazer uma aplicação que rodasse na web, nessa aplicação vai ter bastante cadastros de registros e alguns relátórios.

Só que eu nem sei por onde começar!!! nunca fiz nada voltado para web :oops: !!

Sera que alguem pode me ajudar me dando uma luz!!! :shock:

Obrigado

Luiz Bernardo

E aí sanson, aqui está a sua :idea:
Brincadeira.

Seguinte, várias são as formas de você desenvolver uma aplicação Web. Aqui no GUJ se você pesquisar, verá que já existe um monte de tópicos relacionados com este tipo de coisa.

  • Você precisa definir o que utilizar para o desenvolvimento, tem um tópico nos Assuntos Gerais que pode te ajudar bastante, é o Projeto JLoc, dá uma lida nele, tem várias especificações de tecnologias que tu podes utilizar para o desenvolvimento.

  • Dentro deste tópicos JSP/Servlet tem como seu primeiro iten, o tópico sobre MVC.

Acho que essas podem ser dicas iniciais para você começar seus estudos e pesquisas. :wink:

amigo…

Primeira coisa é aprender JSP/Servlets…(básico), acredito que um conceito de trabalhar com aplicações multicamada ajuda bem, pois vc deverá estruturar suas aplicações em camadas…(MVC é um padrão na realidade (pattern), vc poderia começar com algo mais simples)

Podemos citar tb para a web, os beans, que são classes sem construtor que vc instancia no JSP…

existe tb, como foi citado um forum aqui no GUJ para isso…coloque suas idéias aqui que nós te ajudamos… :wink:

Boa sorte…se precisar, estamos ai…! :slight_smile:

ate mais…

Alguem sabe me dizer algum nome de um livro de jsp pra mim começar a estudar?

Obrigado

Java Para a Web com Servlets, JSP e EJB

Autor: BUDI KURNIAWAN

Editora: Ciência Moderna
ISBN: 8573932104

Vale a pena conferir! :wink:

ate mais…

Esse tem um preço bastante elevado, mas é ótimo. Explica de uma forma bem legal e tem uns exemplos para ir fazendo durante o estudo.

JavaServer Pages O guia do desenvolvedor
Editora Campus
ISBN 85-352-1324-4

Tem um que é voltado só para iniciantes…
Java Server Page com TomCat e mySQL
acho que o título é esse… sei que na capa tem Duke segurando os simbolos do Tomcat e do mysql.
Simples e didático.

olá pessoal, desculpa eu entrar de intrometido, mas toh precisando de uma ajuda.

Eu sou novato em TomCat, mysql &cia. Eu estou tentado aprender alguma coisa sozinho, já consegui rodar servlets pelo browser e conversar com o mysql pelo java, uso o eclipse. O problema é que quando tento unir as duas coisas(mysql e servlet) acontece exceptions. No java o my sql reponde certinho, mas quando rodo um servlet, no momento que ele chama uma conexão com o banco acontece um java.lang.NullPointerException.

Eu estava pensando que talvez tivesse de referenciar o mySQL no TomCat de alguma forma, para ele poder encontrar o conector.

Se vocês puderem me ajudar eu agradeço!
Teh mais…