Ajuda [iniciante]

6 respostas
K

Opa,

galera eu to precisando de uma ajuda de vocês, que é bem simples. Eu não sou programador e estou programando agora, já vi bastante linguagem mas peguei Java pra chegar ao menos no meio dela kkk

então, preciso fazer uma aplicação pra web, não li o tutorial inteiro do java e quando fui pro java web fiquei um pouco perdido por não entender bem as categorias de um projeto, e para piorar um pouco mais os pdf’s que baixei ensinando certas coisas não estão se encaixando com a pratica(configurar plugin do tomcat por exemplo, e mais na parte de configuracao/igualdade com o pdf)… tenho eclipse 3.2 e netbeans5.0 instalado, apache tomcat + mysql e o jdk ultima versao.

gostaria so de saber aonde é o start inicial de um projeto web, pra eu poder me localizar, pois é ai que eu to perdido, e uma ajuda também é bem vinda.

grato.

6 Respostas

leosouzabh

Opa, tudo bem,

Olha eu aconselharia você começar a dar uma olhada em outras frameworks, como o struts e o hibernate, ou ate mesmo o proprio JSF…
todos eles sao frameworks q auxiliam bastante o desenvolvimento java…
ok

Luiz-SP

começe pelo começo…classes, objetos, métodos, atributos,herança, poloforfismo…e depois web, senão vc vai ser um eterno corta e cola…

K

na verdade eu estou perdido como eu estava antes de iniciar no java, sem saber o que era ide, nem como gerava o arquivo .java e essas coisas, porem aprendi.

quero saber coisas como o que seria framework e o porque não consegui rodar(além de não saber o que fazer na hora que aperto o run, se vai em japa applet ou java apllication…) um simples script pra conectar no mysql.

e outra, eu me perco quando vejo package br.com.caelum.jdbc, afinal, eu tenho que criar um pacote com esse nome? nao pode ser package db e uma class pra conectar no db?

cod:

package br.com.caelum.jdbc;

import java.sql.; / creio que isso serve como serve colocar import java.sql.Connection … */

public class JDBCExemplo {

public static void main(String arg[]) {

Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);

Connection con = /* tenho duvidas se essa linha ta certa, mesmo vendo no tutorial <em>/

DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost/”, “root”, “”); /</em> duvidas tambem se nao é obrigatorio colocar localhost/teste, a tabela */

System.out.println(“Connected!”);

con.close();

} catch (ClassNotFoundException e) {

e.printStackTrace();

} catch (SQLException e) {

}

}

}

salvo como JDBCExemplo.java respeitando o case sensivite, uso eclipse e depuro tudo antes de tentar rodar, mas apartir dai nao sei como rodar… uma outra duvida, é que, o plugin do tomcat é obrigatorio estar instalado?

grato.

Luiz-SP

Então…vc tá fazendo isso no windows ou linux, vc tem de colocar o Jconnector no classpath, ou então usar uma ide que faça isso para vc, tipo o eclipse, tente rodar coisas mais simples. No seu código falta um try, num é legal colocar tudo no public static void main… eu costumo fazer isso assim

package modelo;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import java.sql.Statement;
import java.util.*;

public class ProdutoDao {

private Connection conection;

private Statement statement;

private ResultSet resultset;

public boolean conectar() {
		try {
			Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver").newInstance();
			this.conection = DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:nome_do_bd", "usuario","senha");
			this.statement = conection.createStatement();
			return true;
		} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
			return false;
		}
	}

public boolean desconectar() {
		try {
			statement.close();
			conection.close();
			return true;
		} catch (SQLException e) {
			e.printStackTrace();
			return false;
		}
	}

public static void main(String arg[]) {
		ProdutoDao dao = new ProdutoDao();
		if (dao.conectar()){
 		    System.out.println("Conectou");
                }
	}

}

Eu na verdade instaciaria esta classe em outro, lugar, mas como exemplo vale…num esqueça de colocar o Jconnector num lugar que a classe ache!!

K

eu tava fazendo isso pelo windows, o try eu esqueci mesmo de escrever porem o Jconnect eu nao sabia… cabei de instalar linux e to baixando o eclipse em .tar.gz, to usando debian. não tem nenhum .bin automatico do eclipse? vlw por responder.

Luiz-SP

Cara eu já usei o eclipse no ubuntu, só descompactar e executar, bem fácil, desde que o JSE esteja bem estalado…

Criado 14 de julho de 2006
Ultima resposta 16 de jul. de 2006
Respostas 6
Participantes 3