E ai Galera,
Estou criando uma aplicação e preciso acessar o banco de dados firebird. Baixei o driver, entretanto ao rodar a aplicação, dá uma exceção de classe não encontrada. Coloquei no classpath o endereço do jar do driver e nada de funcionar.(o endereço esta nesta estrutura c:\dir1\dir2\firebirdsql.jar.) Eu baixei o driver 1.0.0
Valeu
Oi
Robson, seja bem vindo cara. :):)
Tu pode postar o erro que está dando aí pra analisarmos???
T+
Perdo-me o vacilo, o erro dado é de ClassNotFound. Utilizo a IDE NetBeans 3.6. Por mais que eu configure, nada de achar o pacote e as classes necessárias.
Valeu,
robson, ocorre o seguinte (aos poucos estou deixando de usar o netbeans por causa disto :? ), o netbeans tem uns classpath interno dele, tem classpath interno, externo, pra execução, pra compilação, uma zona…, coloca o teu .jar no classpath interno do netbeans em Options, e nas propriedades do teu código, coloca compilação interna, só assim consegui fazer o netbeans achar o .jar … (depois de indignado fui programar direto no prompt mesmo)
Valeu. Eu fiz um teste no Eclipse e no NetBeans. Funcionou. Porém, será que na hora de implantar dará errado, ou como isso funciona.
Um grande abraço.
na hr de instalar a aplicação no sistema, é só tu colocar o .jar no classpath do sistema mesmo, roda direitinho, caso vá fazer algo pra web, coloque o .jar em /commom/lib no Tomcat.