Olá pessoal…
sou novo no fórum, como também na programação em java e estou com um problema no qual ainda não achei solução, se poderem ajudar ficarei grato!!
É o seguinte, preciso fazer um programa que apresente uma lista com nomes e quando clicado em cima de algum nome redirecione para outras informações, utilizando swing. Se tiverem algum tuto ou poderem mostrar algum codigo ja ta de bom tamanho! vlw aew galera
Ajuda interface gráfica utilizando o NetBeans
4 Respostas
Qual a versao do Netbeans que você esta usando ? Eu sei que tem uma funcao grafica no Netbeans 6.5!
Uso a versao mais recente 6.9.1, mas mesmo assim me fala provavelmente funcione…
vlw
eu uso a versao 6.9.1 e tem uma opção sim !
Clique em arquivo >>Novo Projeto>>Java>> Aplicativo de area de trabalho java >> coloque o nome do projeto e quando finalizar vai aparecer o projeto com uma aba para codigo e outra projeto e é na projeto q vai criar seus projetos utilizando interfaces graficas " e agora é so fuçar o que vc deseja, em relacao a lista procure no forum topicos referentes a List ou ArrayList
Olá, JonathasLima.
Segue um tutorial muito simples que fiz pra ti,
os passos são;
1 ) Criar novo projeto.
Abra o netbeans (estou usando o 6.9.1), após o carregamento vá até a opção
Arquivo -> Novo Projeto
Em seguida seleciona a pasta "Java" e depois o submenu "Aplicativo Java" e
clique em "Proximo >".
Na proxima tela defina um nome para o projeto, usei o nome "nameList", e clique em "Finalizar".
temos entao um novo projeto, com um package (pacote) "nameList" e uma classe "Main.java"
2 ) Criar a tela.
No netbeans, clique com o botão direito em cima do pacote "nameList" e selecione;
Novo -> Formulario JFrame
Na tela seguinte, defina um nome para o Jframe, eu dei-lhe o nome de "index".
Com a tela pronta para ser editada, vamos incluir os componentes...
no caso, estou usando um JList (Lista nomeado pelo netbeans) e um jTextArea ( Area de texto )
Organize os componentes na tela da maneira que achar mais agradavel, em seguida vamos renomear
as variaveis;
Clique com o botao direito sobre o componente "jTextArea" e vá em;
Alterar nome da variavel
Defina o nome como "textArea", e de OK
Clique com o botao direito sobre o JList, e defina o nome de list.
Agora vamos atribuir os nomes a lista,
selecione o JList, e no menu "Propriedades" localize a entrada "model"
clique em "..." e acrescente os nome que desejar, eu adicionei a lista
FABIO
PEDRO
JOAO
MARIA
RICARDO
E salve.
Já temos a tela, agora vamos configurar para que o clique na lista gere eventos no textArea.
3 ) Definir ações. Clique com o botão direito sobre o JList, e vá em; Eventos -> Mouse -> mouseClicked Vai abrir o editor, ja posicionado para inserir o codigo. então cole o seguinte codigo;/* Atribui ao textArea o valor do item selecionado na lista */
textArea.setText(list.getSelectedValue().toString());
Pronto, agora quando você clicar em um item da lista, o conteudo do item, ou seja o nome,
vai aparecer no textArea...
public static void main(String[] args) {
/* exibe a tela index */
new index().setVisible(true);
}
Conclusão:
Para você adicionar informações, como dados do nome selecionado, basta você fazer testes
comparativos... do tipo;
if ( list.getSelectedValue().toString().equals("FABIO")){
textArea.setText("Idade: 21\n"
+ "Cargo: Estudante\n"
+ "Curso: Sistemas de informação");
} else {
textArea.setText("Selecione uma pessoa...");
}