Ajuda interface gráfica utilizando o NetBeans

4 respostas
J

Olá pessoal…
sou novo no fórum, como também na programação em java e estou com um problema no qual ainda não achei solução, se poderem ajudar ficarei grato!!
É o seguinte, preciso fazer um programa que apresente uma lista com nomes e quando clicado em cima de algum nome redirecione para outras informações, utilizando swing. Se tiverem algum tuto ou poderem mostrar algum codigo ja ta de bom tamanho! vlw aew galera

4 Respostas

P

Qual a versao do Netbeans que você esta usando ? Eu sei que tem uma funcao grafica no Netbeans 6.5!

J

Uso a versao mais recente 6.9.1, mas mesmo assim me fala provavelmente funcione…
vlw

P

eu uso a versao 6.9.1 e tem uma opção sim !

Clique em arquivo >>Novo Projeto>>Java>> Aplicativo de area de trabalho java >> coloque o nome do projeto e quando finalizar vai aparecer o projeto com uma aba para codigo e outra projeto e é na projeto q vai criar seus projetos utilizando interfaces graficas " e agora é so fuçar o que vc deseja, em relacao a lista procure no forum topicos referentes a List ou ArrayList

FabioQuintana

Olá, JonathasLima.

Segue um tutorial muito simples que fiz pra ti,
os passos são;

1 ) Criar novo projeto.
Abra o netbeans (estou usando o 6.9.1), após o carregamento vá até a opção
Arquivo -> Novo Projeto
Em seguida seleciona a pasta "Java" e depois o submenu "Aplicativo Java" e
clique em "Proximo >".

Na proxima tela defina um nome para o projeto, usei o nome "nameList", e clique em "Finalizar".

temos entao um novo projeto, com um package (pacote) "nameList" e uma classe "Main.java"

2 ) Criar a tela.
No netbeans, clique com o botão direito em cima do pacote "nameList" e selecione;
Novo -> Formulario JFrame
Na tela seguinte, defina um nome para o Jframe, eu dei-lhe o nome de "index".

Com a tela pronta para ser editada, vamos incluir os componentes...
no caso, estou usando um JList (Lista nomeado pelo netbeans) e um jTextArea ( Area de texto )

Organize os componentes na tela da maneira que achar mais agradavel, em seguida vamos renomear
as variaveis;

Clique com o botao direito sobre o componente "jTextArea" e vá em;
Alterar nome da variavel
Defina o nome como "textArea", e de OK
Clique com o botao direito sobre o JList, e defina o nome de list.

Agora vamos atribuir os nomes a lista,
selecione o JList, e no menu "Propriedades" localize a entrada "model"
clique em "..." e acrescente os nome que desejar, eu adicionei a lista

FABIO
PEDRO
JOAO
MARIA
RICARDO

E salve.

Já temos a tela, agora vamos configurar para que o clique na lista gere eventos no textArea.

3 ) Definir ações. Clique com o botão direito sobre o JList, e vá em; Eventos -> Mouse -> mouseClicked Vai abrir o editor, ja posicionado para inserir o codigo. então cole o seguinte codigo;
/* Atribui ao textArea o valor do item selecionado na lista */
textArea.setText(list.getSelectedValue().toString());

Pronto, agora quando você clicar em um item da lista, o conteudo do item, ou seja o nome,
vai aparecer no textArea...

Localize o arquivo Main.java e adicione a chamada;
public static void main(String[] args) {
        /* exibe a tela index */
        new index().setVisible(true);
    }
execute o projeto e teste.

Conclusão:
Para você adicionar informações, como dados do nome selecionado, basta você fazer testes
comparativos... do tipo;

if ( list.getSelectedValue().toString().equals("FABIO")){
            textArea.setText("Idade: 21\n"
                    + "Cargo: Estudante\n"
                    + "Curso: Sistemas de informação");
        } else {
            textArea.setText("Selecione uma pessoa...");
        }
Espero ter ajudado, qualquer duvida que eu posso ajudar, basta perguntar... Abraço e sucesso 8) .
Criado 17 de setembro de 2010
Ultima resposta 18 de set. de 2010
Respostas 4
Participantes 3