Ajuda, Java + MySql

6 respostas
wilson_neto

Bom dia, estou aprendendo java, ja estudei MySql (+ PHP), porém gostaria de aprender a usá-lo também em aplicativos Desktop…
Procurei allguns tutoriais no google, mas não obtive sucesso (achei, segui o passo a passo, mas não funcionou)…
Uso Linux/Debian e Windows XP, em ambos fiz o seguinte: baixei “mysql-connector-java-5.1.14”, criei um diretório para onde copiei o “mysql-connector-java-5.1.14.jar” e criei a variável CLASSPATH no sistema e associei a ela o caminho do diretório… (estes eram os passos do tutorial)… Feito isto tentei executar este teste

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class tst{
    public static void main(String[] args) {
        try {
            Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver").newInstance();
            System.out.println("Driver carregado com sucesso!");
        } 
        catch (Exception ex) {
            System.out.println("Driver nao pode ser carregado!" + "\n" + ex.toString());
        }
    }
}

que me retornou a seguinte saida:

Driver nao pode ser carregado!
java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver

Alguém pode me ajudar?
Onde eu errei?
Como resolver?
agradeço desde já…

Coloquei o tópico em “Java Básico” e não em “JDBC” pois acredito seja uma dúvida básica…

6 Respostas

D

O problema é que o arquivo não está sendo encontrado, tem que ver como era que esse tutorial
indica, mas na hora de compilar vc pode usar

javac -classpath Diretorio\mysql-connector-java-5.1.14 NomeClass.java

Se for no eclipse, vai nas propriedades do projeto e adiciona um External Jar

J

A apostila de fj-21 ensina vc a colocar o driver na aplicação e criar a classe de conexão! da uma olhadinha nela

alanbrasil1984

verifica o que o jonas falou, na apostila até explica que vc não precisa mais do:

Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver")
wilson_neto