Ajuda - JSP-SERVLET

8 respostas
Lord_Dope_Demon

Olá amigos do GUJ, estou aprendendo a programar ainda, tenho tido bastante dificuldade, mas estou criando este topico aqui, p/ pedir uma luz a voces, tenho um trabalho da facul, p/ entregar na seg. dia 26, nao estou pedindo que me ajudem a fazer o trabalho, nem querendo que façam por mim, muito pelo contrario, gostaria apenas que me dessem algumas dicas de ‘‘por onde começar’’, ou então do q devo projetar, tipo, estou terminando de ler uma apostila de JSP e Servlet (estou ate gostando do q estou lendo) mas o meu problema é na estruturação, seila… o trabalho é o seguinte:

CRIAR UM PROJETO EAR
O projeto deverá conter, pelo menos um Dinamic Web Project.
Fica a cargo do aluno a escolha da arquitetura.
Fica restrita a utilização das seguinte opções de tecnologia:
JSP + Servlet, JSP + JSF, JDBC, JPA, EJB
O projeto deverá manter cadastro de, pelo menos, 3 entidades. Essas
devem estar relacionadas entre sí

Pensei em fazer algo do tipo, um acesso restrito p; usuarios, ai tem o cadastro do usuario, e esse usuario tem acesso a produtos cadastrados… que ao selecionar da baixa no estoque, ou faz uma transação seila…nem sei se isso envolve 3 entidades p; ser sincero…alguem tem alguma sugestao?

Espero que possam me dar alguma luz…
me desculpem caso não tenha sido claro o suficiente

Grato! Dope

8 Respostas

anderson.bonavides

Bem antes da lógica do négocio a primeira coisa que deve ser feita e manter(cadastrar, listar, alterar e excluir) o usuaio e produto. Ao longo do desenvolvimento o resto vai fluindo.

Bem esta seria a maneira que eu faria e a maneira que sugiro. Mas escute outras opiniões.

Boa sorte!

g4j

Vá por partes cara,

1. Defina primeiro o escopo do projeto que você vai desenvolver.
  2. Faça a análise dessas funcionalidades e identifique as possíveis entidades.
  3. Tente fazer um protótipo, um esboço de como o sistema teria que funcionar.

Não queira sair codificando sem saber o que vai fazer porque é perda de tempo…

Lord_Dope_Demon

anderson.bonavides:
Bem antes da lógica do négocio a primeira coisa que deve ser feita e manter(cadastrar, listar, alterar e excluir) o usuaio e produto. Ao longo do desenvolvimento o resto vai fluindo.

Bem esta seria a maneira que eu faria e a maneira que sugiro. Mas escute outras opiniões.

Boa sorte!

Obrigado Anderson, deixa eu te perguntar, (cadastrar, listar, alterar e excluir) isso seria dentro de um JSP? de um Bean ou de um Servlet?(me desculpe a minha ignorancia)…

agradeço pela sugestao!

Lord_Dope_Demon

g4j:
Vá por partes cara,

obrigado G4J, vou tentar fazer isso…
mas oq eu queria intender é o seguinte (nao sei se depende to tipo do projeto) mas tipo, se é um servlet só q cria? o resto é tdo JSP?? to perdidin… mas vou fazer o prototipo como disse!!

grato

Lord_Dope_Demon

g4j:
Vá por partes cara,

obrigado G4J, vou tentar fazer isso…
mas oq eu queria intender é o seguinte (nao sei se depende to tipo do projeto) mas tipo, se é um servlet só q cria? o resto é tdo JSP?? to perdidin… mas vou fazer o prototipo como disse!!

grato

g4j

Aí depende cara… se iniciar com servlets, povavelmente vc vá utilizar um servlet por funcionalidade e um jsp pra cada estado de uma funcionalidade…

Exemplo:

Servlet: CadastroServlet ->
jsp1: lista.jsp -> lista de clientes quando entra na página do cadastro. Deste jsp vc poderia clicar em incluir um novo / alterar registro da lista / excluir registro da lista
jsp2: cadastro.jsp -> onde vc vai efetuar a operação de inclusão e alteração.

É só um exemplo cara, vc pode fazer de outras formas…

Lord_Dope_Demon

g4j:
Aí depende cara… se iniciar com servlets, povavelmente vc vá utilizar um servlet por funcionalidade e um jsp pra cada estado de uma funcionalidade…

Exemplo:

Servlet: CadastroServlet ->
jsp1: lista.jsp -> lista de clientes quando entra na página do cadastro. Deste jsp vc poderia clicar em incluir um novo / alterar registro da lista / excluir registro da lista
jsp2: cadastro.jsp -> onde vc vai efetuar a operação de inclusão e alteração.

É só um exemplo cara, vc pode fazer de outras formas…

[b]vlw ae pela dica cara :wink: :wink: , axo que intendi o eskema!

se alguem tiver mais sugÊstoes agradeço[/b]

Lord_Dope_Demon

pessoal, precisava de mais uma ajudinha de vcs,

é o seguinte, estou com um pequeno problema em relação a BD, queria criar um simples SQL com os seguinte :

CREATE TABLE PESSOA (ID INT PRIMARY KEY,

NOME VARCHAR(50) NOT NULL,

TELEFONE VARCHAR(50),

ENDERECO VARCHAR(80),

EMAIL VARCHAR(50),

HP VARCHAR(50),

CELULAR VARCHAR(20),

DESCRICAO VARCHAR(80));

CREATE TABLE USUARIO (ID INT PRIMARY KEY,

LOGIN VARCHAR(20) NOT NULL,

SENHA VARCHAR(20) NOT NULL,

CONSTRAINT FK_USU FOREIGN KEY (ID)

REFERENCES PESSOA(ID));

porem nao sei como fazer isso no eclipse, ja criei um sql file, e tentei criar uma ‘‘database’’, mas nao deixa prosseguir por causa de uns tais de ‘‘drivers’’, qualquer um que eu seleciono nao dá…
como fa~co???

desde ja agradeço galera!!!

Criado 22 de janeiro de 2009
Ultima resposta 27 de jan. de 2009
Respostas 8
Participantes 3