[Ajuda] Ligação a Driver de Base de Dados [Resolvido]
5 respostas
S
skydream
Boas,
Estou a entrar na matéria de ligação a base de dados mas o programa que estou a testar está a dar-me erro...
O codigo que estou a utilizar é o seguinte:
publicstaticvoidmain(String[]args){// TODO Auto-generated method stubConnectioncon=null;try{Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");con=DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:java_odbc");System.out.println("Ligacao estabelecida com sucesso!");con.close();}catch(Exceptione){System.err.println("Erro: "+e.getMessage());}}
O erro que dá é:
"Erro: [Microsoft][Gestor de controladores de ODBC] O nome da origem de dados não foi encontrado e não foi especificado nenhum controlador predefinido"
Alguém sabe como resolver? Será alguma configuração que me faz falta fazer no PC?
publicstaticvoidmain(String[]args){// TODO Auto-generated method stubConnectioncon=null;try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");con=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/BANCO_DE_DADOS?user=root&password=root");System.out.println("Ligacao estabelecida com sucesso!");con.close();}catch(Exceptione){System.err.println("Erro: "+e.getMessage());}}
Ou seja, especificar o diver JDBC de banco que você vai usar e no getConnection passar os parâmetros de acesso a este banco. Ainda você precisa adicionar ao projeto o .jar com esse driver apontado no Class.forName..
Desde já agradeço as vossas respostas… No entanto, o código que coloquei não é nenhum exercício que eu fiz mas sim um exemplo para se poder ver o resultado, ou seja, o código está correcto…
A minha questão é, terei que fazer alguma configuração adicional no meu pc para que o erro não apareça?
S
seliaj
ola,
pelo que estou vendo voce que conectar via fonte de dados ODBC do ruindows.
entao voce terá que cria essa fonte de dados (java_odbc) no Administrador ODBC.
at+
Jailes
S
skydream
seliaj:
ola,
pelo que estou vendo voce que conectar via fonte de dados ODBC do ruindows.
entao voce terá que cria essa fonte de dados (java_odbc) no Administrador ODBC.
at+
Jailes
Desde já agradeço a resposta, resultou
Para quem precisa de saber como o fazer, tem que ir a “Painel de Controlo” - “Ferramentas Administrativas” - “Origens de Dados”…
Na janela que abrir, no separador “DSN de Utilizador”, tem que clicar no botão “Adicionar”, escolher "Microsoft Access Driver (*.mdb *.accdb) e clicar em “Seguinte”.
No campo “Nome de Origem de Dados” tem que colocar o nome pretendido (no meu exemplo é “java_odbc”) e seleccionar ou criar uma base de dados (sem isto feito dá erro a indicar que a bd está vazia)…