[Ajuda] Master Page!

Eu estou tentando fazer um site em java no NetBeans que usa a linguagem jsp no design das páginas…

Eu gostaria que esse site tivesse um cabeçalho, menus laterais e rodapé em todas as páginas, em .NET vc pode fazer isso usando uma MasterPage (e fazer com que todas as outras páginas derivem dessa MasterPage), tem alguma ferramenta semelhante em java no NetBeans?

bom … tem os tiles do Struts, vc tb pode usar JSF + IceFaces e implementar os templates…

mas no seu caso, vc so vai usar jsp, entao acho q vai ter que criar uma pagina mestre como vc mesmo disse, mas da seguinte forma:

uma pagina mestre, so com cabeçalho, uma so com rodape … uma so com menu …

ai nas suas outras jsps … vc usa a tag <jsp:include flush=“true” page="/cabecalho.jsp"> do jsp

assim vc vai estar usando sempre uma “pagina mestre” ^^

qql coisa poste ai

vlw cara!! Esse código, o jsp:include, funciona bem, é melhor que template pq o que você mudar na pagina de origem vai mudar nas derivadas também

Eu to usando JSF mas não consegui achar nada parecido com master page nas opções, como vc faria uma master page em JSF?

bom em jsf … vc usaria o facelets q tem os templates, e sim … vc pode modificar o template q vc esta inserindo em uma pagina sem q ele mude na origem … vc pode sobrescreve-lo … por exemplo, n quer q o cabeçalho fike igual, vc adiciona o template e so reescreve o cabeçalho na app …

é bem simples ate … vc tb pode usar includes com facelets

[b]Muito boa a dica, mas e como fazer p/ as outras paginas copiarem ou herdarem a formataçao desse cabeçalho…???