Ajuda-me - Composiçõa e Agregação

2 respostas
J

Boa tarde sou novo no forum e sei que varias pessoas que participam deste forum poderão me ajudar.

Minha dúvida é esta: Já li em vários artigos na net a respeito de Composiçõa e Agregação e não conseguir entender
quando é uma composição e quando é uma agregação?
Provavelmente deve ser algo bem simples de entender assim como polimorfismo que já li em vários livros
e as pessoas não conseguem explicar a sua real função, creio que não é diferente com Composição e
Agregação.

Gostaria de saber o conceito delas como por exemplo

a herança vemos como É UM.

li em alguns tópicos que a composição é lida como TEM UM.

e acabei me deparando com a agregação tendo a mesma forma que composição TEM UM.

Qual é a diferença entre elas que não cosegui entender por exemplo

Pessoa TEM UM Endereço - isso é uma composição ou uma agregação?

Por favor fico agurdando respostas.

2 Respostas

sergiotaborda

Jonathas_oliver:
Boa tarde sou novo no forum e sei que varias pessoas que participam deste forum poderão me ajudar.

Minha dúvida é esta: Já li em vários artigos na net a respeito de Composiçõa e Agregação e não conseguir entender quando é uma composição e quando é uma agregação?

Um objeto tem relação com outros. Essa relação pode ser de composição ou agregação.

Vc tem uma cabeça. Vc é composto de uma cabeça ou vc simplesmente usa uma cabeça ?
Ou , de outra forma, se eu lhe tirar sua cabeça vc continua sendo vc ?

Se a resposta é não então e´uma composição. se sim é um agregação.
Por exemplo, vc tem uma camisa vestida. se vc retirar a camisa vc continua sendo vc ? (sim, agregação)

Um avião tem asas. Se vc tirar as asas continua tendo um avião ? (não, composição)

Um outro ponto de vista é se o objeto que se tem pode ser tb de outro objeto.
Vc pode trocar a sua cabeça com a cabeça de outra pessoa ? (não, composição)
Vc pode trocar de camisa com outra pessoa ? (sim, agregação)

J

Entendi o seu ponto de vista uma resposta bem clara

consegui entender pelo menos eu acho que sim…

então me corrija se eu estiver errado Pessoa TEM UM Endereço – seria então uma agregação dependendo
do ponto de vista.

Discilina TEM UM Curso – disciplina agrega Curso.

Turma TEM UM Curso – Turma é composta de Curso.

Criado 24 de abril de 2008
Ultima resposta 24 de abr. de 2008
Respostas 2
Participantes 2