Olá Carol,
Assim como você estou a tempos em uma longa jornada em busca da arquiterura “Microsoft”, quero dizer, simples e eficiente.
Mais o tempo tem passado e percebo que a cada diga fico um pouco mais angustiado.
é realmente muito dificil encontrar um modelo de arquitetura pronto e usa-lo adequadamente…
Aqui estamos tentando mudar algumas coisas, temos uma pequena aplicaçao que não suporta nem 50 usuarios porque tem tanta frescura tanto framework… tanto lixo… affff
mas enfim…
agora estamos tentando usar
JSF + Facelets na apresentação
Até aqui tudo bem, montar o desing na aplicaçao com JSF em forma de pequenos componentes e juntar todos com o facelets não é complicado… embora pouco produtivo, mas há o modo de criaçao visual no netbeans, o problema é que ele gera muito lixo no codigo HTML final…
EJBs + POJOS
Aqui começa a residir os problemas, EJBS parece ser feitos para serem somente eles a fazer tudo na aplicaçao… Nos EJBs vc tem que coloacr a regra de negocio e colocar a persistencia… isso me gera grande problema porque estou querendo reutilizar os controladores e daos criados em pojos de outros sistemas, bem… isso não é exatamente impossivel o problema é que se eu quiser usa-los só tenho que no EJB controlocar a criaçao dos objetos toda manualmente perdendo uma das vantegens que é a injeçao de dependencias direto do JSF aff… isso tem me tirado o sono… Minha ideia de usar EJBs era tem uma fazenda de funcionalidades remotas espalhadas pelos meus servidores os quais se eu precisasse de uma funcionalidade especifica bastaria chamar o EJB necessario… quem derá se fosse simples assim… SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR TO ACEITANDO…
PERSISTENCIA = JPA + HIBERNATE
Esse é o esquema, estou encantado com JPA o problema é o gerenciamento das conexoes com o EntityManager, tem algumas configuraçoes que podemos fazer para que o proprio conteiner EJB gerencie o entitymanager e as conexoes… o problema é que pra fazer isso, como ja mencionei, a persistencia tem que estar no EJB … E nem pense em tentar criar um gerenciador do EntityManager proprio… vc vai ter muito problema quando muitos usuario começarem a usar sua aplicaçao… quando eu digo muito problemas… são muitos mesmo… por mais que vc preveja inumeras situaçoes… nossa como dá problema… Ou seja… cerveja…
APLICAÇOES EXTERNAS
Esse era o grande filé… depois que eu tivesse minha estrutura toda pronta, queria apenas que clientes JSE, jme fizem chamadas para os servicos providos pelos EJBs e pimba… tudo lindo… melhor manutencao… melhor disponibilidade… eu conteiner EJB seria uma conteiner de servicos… seria bom… seria mesmo…
o problema é que pra App externas acessarem esses servicos elas tem que implementar a interface remota do ejb com o servico, usa um context.lookup() pra encontrar o servico disponivel e só entao poder invocar metodos desse servico remoto… o problema é que nao estou conseguindo fazer isso funcionar adequadamente… talvez seja a minha pouca habilidade com java ainda… mas… nossa tenho penado muito… e grande comunidade java pouco tem conseguido ajudar… Nós nem se quer temos um blue print descente pra nos espelhar…
outra coisa é que penso que os desenvolvedores desses frameworks deviam tem seu seus sites exemplos de como integrar-se com a maioria dos outros framework… é uma droga no fim das contas vc acaba tendo que deduzir muita coisa por essas drogas sao intupidas de XMLs sem nenhuma explicaçao de pra q ue servem os atributos e como utiliza-los…
mas não se flustre… estou nessa com vc…
será que vamos conseguir algo ???
Ps.: minha aplicaçao deve suportar em media 1500 usuarios no horario de pico… minha app DELPHI atual suporta…