Ajuda na Certificação

15 respostas
diego2005

Olá pessoal,

sou novo na programação em Java, a única experiência que já tive foi um projeto de iniciação ciêntifica que continuei que era em Java. Estou começando a estudar pra tentar uma certificação, mas devido a falta de tempo estou estudando aos poucos. Compreio o livro Guia de Certificação em Java do Rafael Rodrigues, sei que o da Kathi é bem melhor, só não comprei ele ainda pro falta de tempo (R$), + ainda vou comprar.

Queria a opinião de vocês pra saber qual exame faço, por ser novato, pois pelo que andei lendo a em java 5 é bem + dificil.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Desde já agradeço a atenção…

15 Respostas

Grinvon

O livro Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 Study Guide da Kathy e Bert é muito bom, na verdade é o melhor livro para a SCJP.

Acho que você pode seguir esses passos (independente do seu nível de experiência):

:arrow: Compre o livro indicado acima e estude todos os capítulos necessários para a certificação, fazendo durante o estudo os mocks apresentados no livro.

:arrow: Faça os mocks do software da www.jchq.net

:arrow: Verificando a sua percentagem de acerto do mock referente, revise então alguns tópicos (os que você teve mais dúvida) no livro ou em outro material avulso.

:arrow: Faça agora então o mock do javaranch

:arrow: E por último faça o mock mais punk de todos, o mock do Dan Chisholm (pelo menos faça uns 50% do mock total, é questão pra kcet)

:arrow: E depois do bom resultado, é só chamar os amigos e pagar um boa grade de cerveja.

diego2005

Olá Grinvon,

valeu ai pelas dicas, vou tentar segui-las, mas antes de comprar o livro da Kathi vou acabar esse que eu já comprei (não vai demorar muito por que ele é fininho e ainda tem a letra muito grande, o bom é que ele tem dois questionários com 61 perguntas cada), ah e tenho o Big Java também, vou lendo um pouco de cada.

E quanto ao exame, o que você acha, qual devo fazer?? Eu pensei em fazer o 1.4 primeiro, depois posso atualizar. O que você(s) acha(m)???

Grato,

Diego.

Roger75

Cara, quanto à versão de Java eu tirei a SCJP 1.4, mesmo. Na maioria das empresas que recrutam, os caras nem ligam muito pra versão (geralmente é o pessoal do RH que faz a seleção de currículos), só querem saber se você tem a certificação.
Quando tiver que trabalhar num projeto em que seja imprescindível utilizar recursos de Java 5, aí sim acho que vale a pena pensar na atualização.

diego2005

Ah sim, então vou estudar pra tentar tirar a 1.4. Uma outra dúvida agora, li alguns tópicos que agora tem a certificação em português, como que é isso, tem alguma diferença pra em inglês?? Na hora que avaliarem a sua certificação, a inglês vai pesar mais que a em português??? Por que o meu inglês não é lá essas coisas, mas estou tentando pegar as palavras mais utilizadas em algumas questões que já dei uma olhada.

Obrigado a todos pelas dicas… :wink:

1112

Apenas a versão 5.0 tem exame em português. Eu acho que é furada fazer em português por enquanto, já que todos os materiais estão para a versão em inglês. Acho até que ninguém aqui no forum fez a prova em português.

Roger75

Quanto ao idioma da prova eu prefiro fazer a prova em inglês, pois em português sempre aparecem aquelas palavras técnicas que quiseram traduzir e a pergunta acaba perdendo o sentido.
Comprei um livro traduzido para português que o cara traduziu “container” por contentor, “stateless session bean” por “bean de sessão sem posição”, “Threads” por segmentos, aí não dava pra entender nada. Melhor era deixar sem traduzir estes termos.

Acredito que se você conseguir a certificação fazendo a prova em português ou inglês não terá muita distinção, mas, se não me engano, as outras certificações (SCWCD, SCBCD, Sun Architect) são em inglês.

Aconselho inclusive a pegar uns simulados e livros em inglês mesmo, pois daí você vai se acostumando com o inglês, idioma no qual a maioria da melhor documentação está escrita.

diego2005

É, então o jeito é fazer em inglês mesmo. Já tenho uns questionários aki em inglês, mas ainda não quero responde-los, pois acho que não estou preparado, não adianta eu ficar tentando agora e não conseguir, por que senão na hora q eu estiver + preparado já vou ter até decorado as perguntas, ai não serve como base. Primeiro vou comprar o livro da Kathi e lê-lo inteiro, depois começo a fazer os questionários.

Mais uma vez agradeço a todos pelas dicas.

ps.: esse é o melhor fórum que existe.

sergiolpf

Oi diego…

eu acho o seguinte. Já que vc está começando, recomento q vc se prepare logo pra mais recente (java 5)… ainda não fiz a bendita, mas estou me preparando. =o)
Dizem q ela é mais dificil que a 1.4, mas mesmo assim ainda prefiro fazê-la pq ela é a mais nova e como eu não conhecia nada de java então preferi começar pelo top de linha =o)

e se vc quiser estudar pra ela recomento fortemente o novo livro da kathy ele é muito bom, estou estudando por ele, ele é muito didático e o inglês é bem básico…

acho q é isso, espero ter te dado mais um ponto de vista.

Fabricio_Cozer_Marti

e não enrole … :stuck_out_tongue: decidiu estudar, não deixe o comodismo tomar conta, conheço gente que enrolou enrolou e depois de ± 2 anos conseguiu tirar.

diego2005

Qualquer opinião e dica são válidos, a cada resposta que eu leio eu animo mais pra tentar tirar a minha certificação.

Mas eu não enrolo pra estudar, o único problema é que trabalho o dia todo e a noite estudo, ai o tempo que sobra pra estudar são os fins de semana, e como ninguém é de ferro, tenho que descansar um pouco nesse tempo também. E ainda tem um detalhe, estou no último ano da faculdade, tenho projeto de conclusão pra fazer, então tenho que dividir os fins de semana entre estudar, fazer projeto e descansar um pouco (tomá uma pra relaxar), é claro. Mas aos poucos vou chegando lá (pelo menos espero).

Valeu pelas dicas pessoal…

1112

Então se prepare para a certificação no ano que vem. Se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo significa não fazer nenhuma delas direito.

Grinvon

Fabrício Cozer Martins:
e não enrole … :stuck_out_tongue: decidiu estudar, não deixe o comodismo tomar conta, conheço gente que enrolou enrolou e depois de ± 2 anos conseguiu tirar.

Quem será?? :lol:

Grinvon

diego2005:
Olá Grinvon,

valeu ai pelas dicas, vou tentar segui-las, mas antes de comprar o livro da Kathi vou acabar esse que eu já comprei (não vai demorar muito por que ele é fininho e ainda tem a letra muito grande, o bom é que ele tem dois questionários com 61 perguntas cada), ah e tenho o Big Java também, vou lendo um pouco de cada.

E quanto ao exame, o que você acha, qual devo fazer?? Eu pensei em fazer o 1.4 primeiro, depois posso atualizar. O que você(s) acha(m)???

Grato,

Diego.

Se for fazer, escolha logo a da versão 5. E boa sorte nos estudos. :wink:

diego2005

Ah, vou estudando a medida do possível, quando eu achar que já tenho um pouco de domínio nos conteúdos começo a fazer os questionários, acho que não adianta precipitar, tudo tem seu tempo.

Uma perguntinha, qual ambiente vocês utilizam?? Eu estou usando o NetBeans, o que acham dele?? Quando fiz meu projeto de iniciação científica, utilizei o JCreator…

Mais uma vez agradeço a todos pela força.

Diego.

R

Olá Pessoal,

estava me preparando para certificação de programador Java 5, quando a Sun disponibilizou a prova em português.
Como não domino muito o inglês, decidi realizar a prova em português. Encontrei duas publicações sobre o assunto: a do Rafael Pereira e a do Roberto Rubinstein Serson.
Só pra que vcs tenham uma idéia, o livro do Rafael, tem pouco mais de 100 questões, além de um simulado (copy/paste da net) em inglês.
Já o livro do Roberto é bem mais completo e complexo. São mais de quinhentas questões. Estudei o livro inteiro e passei na prova com 83% de acerto.
Então, pra quem estiver procurando um livro legal, recomendo o do Roberto. A editora é a Brasport.
Consegui comprar, na Tempo Real, por menos de R$60,00.

Qq dúvida, podem me enviar mails.

Boa sorte a todos!

Renato

Criado 6 de maio de 2006
Ultima resposta 15 de mai. de 2006
Respostas 15
Participantes 7