Situação atual:
Todos os meses devo acessar um helpdesk, extrair no excel as informações de todos os chamados (grupo, quem atendeu, quanto tempo demorou, tipo do chamado, etc), após isso, devo utilizar um aplicativo que foi feito em VBA por um funcionário antigo. Esse aplicativo realiza a leitura dos dados no excel e retorna os números que eu preciso inserir na apresentação de slides. Exemplo:
Analista / Chamados atendidos:
Zézinho: 112
Luiza: 113
Belzebu: 666
Essa extração além de demorada, é trabalhosa, pois preciso acessar vários menus do helpdesk e depois ainda preciso alterar algumas colunas do excel, pois a exportação sai “quebrada”.
Situação futura
Em resumo, quero criar uma aplicação que já me recupere as informações necessárias direto da base, excluindo a parte da extração para o excel.
Existe um detalhe, volta e meia entra um analista novo, então eu teria que criar uma aplicação onde o usuário consiga digitar um nome, e esse nome ser adicionado na query de consulta pelo próprio aplicativo.
Sou desenvolvedor Júnior e atualmente trabalho com JDE, onde não é possível fazer essa aplicação. Preciso da ajuda de vocês para ter ideia de como começar essa aplicação em Java.
O helpdesk só permite exportação em excel mesmo, e eu consegui acesso ao BD com prmissão de leitura.
Para ser sincero, minha principal dúvida vai ser na parte de incrementar a query, imagino que seja algo bem “bobo” de fazer, mas estou com essa barreira.
Independente de qual banco de dados vai consultar, pode criar um local onde armazenar as cláusulas de pesquisa (e demais, caso haja), mesmo que um arquivo texto.
Tendo acesso para leitura, consegue-se as informações necessárias e o resto é tranquilo.
Meu conhecimento em java ainda é limitado, mas seria bem mais interessante uma aplicação java web para isso. Acha que é um salto muito grande eu partir do javafx/jdbc para aplicação web?