Ajuda na modelagem

estou precisando criar um sistema para controle de beneficiados , esses beneficiados podem ser pessoa física ou juridica(cooperativa) e as pessoas físicas podem estar vinculadas as pessoas juridicas
o benefício pode ser atribuida a somente uma pessoa uma cooperativa , mas nem todos os cooperados recebem beneficio
o beneficiado individual participa somente de 1 projeto
o beneficiado cooperativa pode participar de mais de 1 projeto ou receber mais de 1 benefício, mas o associado recebe somente 1 beneficio
segue em anexo a modelagem.

gostaria de saber se a modelagem está no caminho quando precisar de buscar a quantidade de pessoas fisicas beneficiadas das cidades e que não são associadas a uma cooperativa

vc tem mostrar ai, a entidade projeto e suas ligações e PJ e PF tem uma associação tbm, associado tem essa entidade msm?

t+

não compreendi muito sua explicação, que entidade projeto?

a idéia é que pessoa juridica seria a cooperativa , e a pessoa física pode ser um associado a coperativa como pode obter um beneficio sem cooperativa

devo estar pensando em banco de dados invéz de OO

o beneficiado individual participa somente de 1 projeto
o beneficiado cooperativa pode participar de mais de 1 projeto ou receber mais de 1 benefício, mas o associado recebe somente 1 beneficio

faltou colocar a entidade projeto na uml , mas onde estou com problema é com o que está ai, com base na uml desenhada gostaria de obter a quantidade de beneficiados individual das cidades, no caso pessoafisica que não seja associado isso que não estou conseguindo modelar em OO

esse diagrama que voce postou ai, vc esta aprendendo em Analise Orientada a Objetos, voce ja fez o Use Case pra fazer diagrama de classe?

eu só resumi o relacionamento das classes do sistema que estou fazendo na parte que estou com problemas