Ajuda na organização do software em módulos

5 respostas
M

Olá pessoal, desenvolvi um sistema web com várias partes (financeiro, bordero, consulta serasa, geração de boletos, arquivo remessa e processamento de retornos…etc) mas tudo dentro da aplicação principal.

Eu sou desenvolvedor de hooby, e estava querendo separar essa minha aplicacão em módulos/sub projetos.

Eu ja pesquisei mas não encontrei um tutorial explicando como se faz isso. Por exemplo:

Ninguem teria um tutorial explicando passo a passo como fica uma aplicação web toda modularizada?

tenho dúvidas do que deve ser separado (so as regras de negocio e seus respectivos bean?) cada um vai ter seu banco de dados? as paginas web e a integração ficariam no core?

eu gostaria de ver algo prático para poder materializar no meu.

Grato

5 Respostas

pvrsouza

Isso depende muito. É muito peculiar , pois tem que levar emc conta a própria arquitetura da aplicação. Vc usa MVC?

M

Uso mvc sim, ta tudo separado…so que no pacate de model, por exemplo, tem classes de cobranca, outras de financeiro…estao juntos o que eu gostaria de separar em modulos.

na parte de dao, por exemplo, todos estao no mesmo pacote…e por assim vai…

eu gostaria de poder reaproveitar o meu sistema de cobranca em outros softwares que eu gostaria de desenvolver, mas hoje nao e possivel pois esta tudo “travado” dentro da aplicacao que eu desenvolvi primeiro.

E ficou bacana o software, o processamento dele esta validado (quase um ano funcionando)…entao não vale a pena jogar fora e comecar tudo de novo…e mesmo assim eu gostaria de aprender a desenvolver em modulos para que os proximos projetos, ao menos, eu possa reaproveitar…

Obrigado pela resposta

rafaelsantini

Você pode organizar os módulos em projetos, um para cada módulo. Por exemplo: erp-bancos, erp-nota-fiscal.

M

eu crio um projeto para cada modulo?

rafaelsantini

Sim, você pode criar um projeto para cada módulo, de forma que possa utilizar em outras soluções.