Ajuda na organização do software em módulos

5 respostas
M

Olá pessoal, desenvolvi um sistema web com várias partes (financeiro, bordero, consulta serasa, geração de boletos, arquivo remessa e processamento de retornos…etc) mas tudo dentro da aplicação principal.

Eu sou desenvolvedor de hooby, e estava querendo separar essa minha aplicacão em módulos/sub projetos.

Eu ja pesquisei mas não encontrei um tutorial explicando como se faz isso. Por exemplo:

Ninguem teria um tutorial explicando passo a passo como fica uma aplicação web toda modularizada?

tenho dúvidas do que deve ser separado (so as regras de negocio e seus respectivos bean?) cada um vai ter seu banco de dados? as paginas web e a integração ficariam no core?

eu gostaria de ver algo prático para poder materializar no meu.

Grato

5 Respostas

pvrsouza

Isso depende muito. É muito peculiar , pois tem que levar emc conta a própria arquitetura da aplicação. Vc usa MVC?

M

Uso mvc sim, ta tudo separado…so que no pacate de model, por exemplo, tem classes de cobranca, outras de financeiro…estao juntos o que eu gostaria de separar em modulos.

na parte de dao, por exemplo, todos estao no mesmo pacote…e por assim vai…

eu gostaria de poder reaproveitar o meu sistema de cobranca em outros softwares que eu gostaria de desenvolver, mas hoje nao e possivel pois esta tudo “travado” dentro da aplicacao que eu desenvolvi primeiro.

E ficou bacana o software, o processamento dele esta validado (quase um ano funcionando)…entao não vale a pena jogar fora e comecar tudo de novo…e mesmo assim eu gostaria de aprender a desenvolver em modulos para que os proximos projetos, ao menos, eu possa reaproveitar…

Obrigado pela resposta

rafaelsantini

Você pode organizar os módulos em projetos, um para cada módulo. Por exemplo: erp-bancos, erp-nota-fiscal.

M

eu crio um projeto para cada modulo?

rafaelsantini

Sim, você pode criar um projeto para cada módulo, de forma que possa utilizar em outras soluções.

Eu, por exemplo, tenho alguns projetos denominados comum: comum-dominio, comum-dao, comum-web-jsf etc. No comum-dominio, há entidades como Pessoa, Cliente, Endereço, Cidade etc., que utilizo em diversas soluções.

Criado 20 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 20 de fev. de 2011
Respostas 5
Participantes 3