Ajuda no desenvolvimento do meu sistema

Boa noite, venho aqui pedir a ajuda de quem poder me ajudar com as seguintes duvidas, mas, antes vou falar o que eu estou fazendo, e onde eu estou!

Não vou esperar pela faculdade pra aprender java e ainda mais java desktop usando Swing…

Comecei um curso de java web, e como passo o dia todo sem fazer nada(estudo a noite) gosto de aprender um pouco. Estou visando aprender a desenvolver um sistema, web, qualquer, por partes. A primeira parte eu viso o seguinte:

• Uma tela para cadastrar novos usuários e logar
  • Logando, eu quero uma tela que mostre que ele está logado, um link para logout e um link para outra página para poder editar o cadastro, senha essas coisas…
  • Deixar a caixa de texto vermelha caso usuário já exista, e caso senha esteja incorreta

Acho que isso é o bom pra um começo, eu já consigo cadastrar(salvando no banco), só o que acontece depois que eu não sei como mexer, consigo logar e fazer na pagina(logado.jsp) aparecer todos os dados do cadastro, meu index.jsp tem apenas os dois forms, o de cadastro e o de login…

Estou usando NetBeans, JSP, Servlet, como o exemplo é pequeno depois eu uso Hibernate… alguém ai pode me dar uma dica do que fazer?

[b]Já que está começando agora, você pode priorizar outros fatores ao invéz de deixar caixa de texto vermelha. Procure aprender a trabalhar com mensagens para o usuário primeiramente. Já faz isso ? Você pode fazer também um CRUD de usuários, com mensagens de alerta. Isso é o básico em uma aplicação web. A questão da estética acho que não se encaixa nesse nível.

Abraço.[/b]

Ótimo que você está querendo aprender o java, e já que você está com um bom tempo, comece lendo a apostila FJ11 da caelum que te dará o básico do java, é o seu ponto de partida. Depois de lê-la, como você disse que quer aprender java web, passe para a apostila FJ21 da caelum que é o seu ponto de partida para a web, as duas apostilas são excelentes e estão disponíveis para o publico, e a medida que você for tendo dúvidas nós da comunidade te ajudaremos com todo prazer :smiley:

[quote=alberthy][b]Já que está começando agora, você pode priorizar outros fatores ao invéz de deixar caixa de texto vermelha. Procure aprender a trabalhar com mensagens para o usuário primeiramente. Já faz isso ? Você pode fazer também um CRUD de usuários, com mensagens de alerta. Isso é o básico em uma aplicação web. A questão da estética acho que não se encaixa nesse nível.

Abraço.[/b][/quote]

concordo plenamente :slight_smile:

Excelente dica!

Quanto a orientação a objetos, eu estou meio ciente já, estou estudando paradigmas de programação e o professor esta focando esse! ;D
Para java web eu ja tenho um bom básico acho eu, só pra pra tornar ele melhor, acho que só falta esse retorno de mensagens para o usuário
e algumas coisinhas como fixar bem a idéia do MVC e agora vou ver o que é esse CRUD

CRUD e DAO??? E agora? Diferentes? Iguais? A mesma coisa? Detalhe, eu ainda não consegui fixar bem a idéia do MVC, como ficaria os pacotes de um sistema? Ajudaria bastante se vocês que já desenvolveram sistemas próprios ou pra empresa onde trabalham, se fosse possível vocês falarem quantos e quais(nome) pacotes, com quais classes(tipo de classe, abstrata, DAO, CRUD, Hibernate…). Nada ajuda a fixar mais do que a prática xD

[b]CRUD vem de Create-Read-Update-Delete. Ou seja, operações básicas que você faz com qualquer objeto. Já o DAO, nada mais é que uma classe responsável pelo acesso aos dados de sua aplicação. Onde o projeto será dividido em camadas(MVC). Como o amigo philos_java falou, existem várias apostilas na internet disponíveis. As da Caelum são realmente ideais para iniciantes. Também lhe aconselho um bom livro sobre Java.

Se quizer aprender amigo, muita dedicação.

Abraço.

Boa Sorte.[/b]

Na camada Controller, do padrão MVC, eu tenho os DAO e os CRUD e o que mais?

Murilo , seu eu puder lhe dar uma ideia,

lhe digo para esquecer por hora MVC, não sei se os amigos aqui vao concordar comigo, mas
eu acho que você deve focar primeiro em entender bem como funciona o DAO nao importa em que
pacote ele vai estar, tente antes de mais nada conseguir executar a aplicação para você se familiarizar
com a linguagem e aos poucos você vai aplicando nela as Boas Práticas de programação,

Porque sinceramente nao vejo sentido vc estudar MVC antes de saber o que é um CRUD ou um DAO.