Oi pessoal, me indicaram e gostei muito do Aptana Studio, ele parece ser um bom substituto para o dreamweaver e ele tem plugin para o Eclipse, estou a usar o Europa que é a versão 3.3 da IDE, quando eu instalo o plugin aptana_update_020234 nele, me dá um aviso de 30 dias de teste, é isso mesmo? meu inglês é bem fraco, andei lendo algumas coisa e traduzindo outras mas nada me ajudou, não tem outra opção no site, o que vem para no wtp do Eclipse é legalzinho mas o aptana tem muito mais opções(pena que não tem suporte a jsp, pelo menos não achei).
para instalar esse plugin no eclipse, eu pego a versão jee e jogo os arquivos em cima, ficando um monte de opções para a mesma coisa no programa, alguém sabe como poderia limpar essas opções para ficar só o aptana? eu pegava o eclipse base e o atualizava pelo gerenciador de downloads dele, mas não sei qual opção baixar para deixar o wtp completo e ficar um monte de oções da mesma coisa.
quem puder me ajudar eu agradeço muito,
vlw. :?:
Ajuda no Eclipse 3.3 com o plugin Aptana
8 Respostas
O Aptana Studio Community Edition é gratuito. Ao instalar, ele inclui uma licença trial de 30 dias da versão Pro (mais informações no faq: http://aptana.com/view/studio_faq#/node/340). Você pode ignorar esse aviso se quiser usar a versão gratuita.
Oi camarada, obrigado pela força, mas demoraram tanto que desinstalei o plugin. Meu inglês n ajuda muito, por isso fiquei limitado.
vou ficar com o eclipse j2ee mesmo, usando o wtp e as ferramentas dele, o aptana n faz jsp, pelo menos não achei nada.
me acabei de tanto copiar e colar arquivo e fazer downloads para fazer uma versão do eclipse sem erros de plugin + o aptana, o melhor que consegui foi justamente o eclipse 3.3 j2ee com o aptana, mas desse jeito fica um monte de ferramenta para a mesma coisa, saberia como configurar certinho?
Cara, acho que o Aptana não é muito voltado pra JEE. É mais pra edição de Javascript, HTML, CSS, e tem plugins p/ Ruby on Rails, Python, iPhone, AIR, etc.
Pra JEE acho melhor você usar o JBoss Tools (http://www.jboss.org/tools).
com o aptana a minha intenção era a edição de paginas para internet, mas bem q ele n é completo para usar com eclipse(vlw polo toque) ele tá masi servindo para substituir o DW(o DW edita jsp e o aptana n).
posso usar o jboss com tomcat ?
e acabei de colar o jboss no meu eclipse, abri um novo jsp e n tem as tags de html?
Sim, vc pode usar o JBoss Tools p/ editar seu JSP, independentemente do servidor. O editor dele tem autocomplete p/ tags HTML e JSF.
vlw camarada, qualquer coisa volto aki, obrigado, vou tentar fazer uso dele.
Eu utilizo o JBoss Tools e o Aptana e gosto muito do conjunto. Deixo o Aptana para edição de CSS, JS e HTML.
Os editores do Aptana são bem melhores, mostram até compatibilidade dos browsers, além de ter auto-complete e documentação (para algumas funções) de JS. O bom é q é possível adicionar outras bibliotecas JS pra entrar no auto-complete dele como jquery e ext.