boa noite pessoal,tenho um exxercicio da faculdade pra fazer tem uma questão dele que eu não sei como fazer alguém pode me dar uma ideia?segue ela em anexo,anexei por que e um problema matematico e tem uma formula pra resolver e essa formula que ta me deixando confuso.
pra pegar o valor de x e só chamar o metodo getx(); só quero uma idéia pra resolver ele.
agradeço a todos que ajudaram.
olá,
Em Java ou em C ??
Ricardo
[quote=dead_fly_]boa noite pessoal,tenho um exxercicio da faculdade pra fazer tem uma questão dele que eu não sei como fazer alguém pode me dar uma ideia?segue ela em anexo,anexei por que e um problema matematico e tem uma formula pra resolver e essa formula que ta me deixando confuso.
pra pegar o valor de x e só chamar o metodo getx(); só quero uma idéia pra resolver ele.
agradeço a todos que ajudaram.
[/quote]
Vc tem que fazer 3 for, o primeiro pra contar o número de operações a ser realizadas, nesse caso 20 vezes, então outro for pra calcular o x elevado a um numero e depois outro for pra calcular o fat, esses dois for de calcular o x e o fat ficam dentro do primeiro, aí vc vai ter que ir dividindo o numero x pelo fatorial e assim ir gurdando a divisão em uma variavel soma de retorno do método. Vai dar um bom trabalho fazer, mas é legal. Espero que tenha ficado claro.
é em java, ricardo13,mais se tu sabe fazer em c se quiser me dizer pode falar só não to entendendo a logica.
Opa douglastc to tentado ali como você me disse mais não saquei a parte de fazer o for para calcular o x elevado e o fat.
public float getValordeS() {
float Soma = 0,SomaAux;
for (int i = 1; i <= getX(); i++) {
System.out.println("valor de i:"+i);
SomaAux = getX() / i;
System.out.println("soma auxiliar"+SomaAux);
Soma = Soma + SomaAux;
}
return Soma;
}
Vou dar uma colher de chá :P, mas se tu quer aprender mesmo a programar tem que se dedicar na lógica também( essa é a parte fundamental).
O que eu fiz foi simples, dividi o problema em 2 partes:
- Calcular o numerador
2.Calcular o denominador
depois disso é só dividir um pelo outro e ir acrescentando a variavel que vai somando os resultados.
[quote]
Vc tem que fazer 3 for, o primeiro pra contar o número de operações a ser realizadas, nesse caso 20 vezes, então outro for pra calcular o x elevado a um numero e depois outro for pra calcular o fat[/quote]
Isso mesmo, eu fiz 3 for’s , sendo que eu os separei em cada função.
import java.util.Scanner;
public class Calculo {
public static void main(String[] args) {
double S = 0;
Scanner input = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite o valor de X: ");
int x = input.nextInt();
int cont = 1; // conta o indice do fatorial
for(int i = 20 ; i >= 1 ; i--)
{
System.out.println("opa opa");
S += computeNum(x,i)/computeDen(cont);
cont++;
}//fim do for mais externo
System.out.printf("Valor de S = %f", S);
}// fim do main
public static int computeDen(int num) // CALCULA FATORIAL
{
int prod = 1;
for(int i = 1 ; i <= num ; i++)
{
prod = prod*i;
}
return prod;
}// fim de computeDen()
public static int computeNum(int num, int pot) // CALCULA A POTENCIA
{
int prod = 1;
for(int i = 1 ; i <= pot ; i++)
{
prod = prod*num;
}
return prod;
}//fim de computeNum()
}// fim da classe
PS: Seria bom se você mandasse um conjunto de entradas e respostas para fazer uma avaliação melhor do algoritmo.
[]'s