Ajuda no exercicio

boa noite pessoal,tenho um exxercicio da faculdade pra fazer tem uma questão dele que eu não sei como fazer alguém pode me dar uma ideia?segue ela em anexo,anexei por que e um problema matematico e tem uma formula pra resolver e essa formula que ta me deixando confuso.
pra pegar o valor de x e só chamar o metodo getx(); só quero uma idéia pra resolver ele.
agradeço a todos que ajudaram.

olá,

Em Java ou em C ??

Ricardo

[quote=dead_fly_]boa noite pessoal,tenho um exxercicio da faculdade pra fazer tem uma questão dele que eu não sei como fazer alguém pode me dar uma ideia?segue ela em anexo,anexei por que e um problema matematico e tem uma formula pra resolver e essa formula que ta me deixando confuso.
pra pegar o valor de x e só chamar o metodo getx(); só quero uma idéia pra resolver ele.
agradeço a todos que ajudaram.

[/quote]

Vc tem que fazer 3 for, o primeiro pra contar o número de operações a ser realizadas, nesse caso 20 vezes, então outro for pra calcular o x elevado a um numero e depois outro for pra calcular o fat, esses dois for de calcular o x e o fat ficam dentro do primeiro, aí vc vai ter que ir dividindo o numero x pelo fatorial e assim ir gurdando a divisão em uma variavel soma de retorno do método. Vai dar um bom trabalho fazer, mas é legal. Espero que tenha ficado claro.

é em java, ricardo13,mais se tu sabe fazer em c se quiser me dizer pode falar só não to entendendo a logica.

Opa douglastc to tentado ali como você me disse mais não saquei a parte de fazer o for para calcular o x elevado e o fat.

public float getValordeS() {
		float Soma = 0,SomaAux;

for (int i = 1; i <= getX(); i++) {
			System.out.println("valor de i:"+i);
		SomaAux = getX() / i;
		System.out.println("soma auxiliar"+SomaAux);
		Soma = Soma + SomaAux;

}

return Soma;
	}

Vou dar uma colher de chá :P, mas se tu quer aprender mesmo a programar tem que se dedicar na lógica também( essa é a parte fundamental).

O que eu fiz foi simples, dividi o problema em 2 partes:

1. Calcular o numerador
    2.Calcular o denominador

depois disso é só dividir um pelo outro e ir acrescentando a variavel que vai somando os resultados.

[quote]
Vc tem que fazer 3 for, o primeiro pra contar o número de operações a ser realizadas, nesse caso 20 vezes, então outro for pra calcular o x elevado a um numero e depois outro for pra calcular o fat[/quote]
Isso mesmo, eu fiz 3 for’s , sendo que eu os separei em cada função.

import java.util.Scanner;

public class Calculo {

public static void main(String[] args) {
        double S = 0;
        Scanner input = new Scanner(System.in);
        System.out.print("Digite o valor de X: ");
        int x = input.nextInt();
        int cont = 1; // conta o indice do fatorial

for(int i = 20 ; i >= 1 ; i--)
        {
            System.out.println("opa opa");
            S +=  computeNum(x,i)/computeDen(cont);
            cont++;
        }//fim do for mais externo

System.out.printf("Valor de S = %f", S);

}// fim do main

public static int computeDen(int num) // CALCULA FATORIAL
    {
        int prod = 1;
        for(int i = 1 ; i <= num ; i++)
        {
            prod = prod*i;
        }
        return prod;
    }// fim de computeDen()

public static int computeNum(int num, int pot) // CALCULA A POTENCIA
    {
      int prod = 1;
        for(int i = 1 ; i <= pot ; i++)
        {
            prod = prod*num;
        }
        return prod;  

}//fim de computeNum()

}// fim da classe

PS: Seria bom se você mandasse um conjunto de entradas e respostas para fazer uma avaliação melhor do algoritmo.

[]'s