Ajuda no JcomboBox com banco

Eu tenho um Jcombobox, eu gostaria de fazer o seguinte tudo oq eu cadastrar e q tenho cadastrado no meu banco eu gostaria q aparecesse no meu Jcombox sem q eu tivesse q dar comando de pesquisar so de cadastrar ele ja aparecesse disponivel para eu selecionar, eu to usando o Mysql e tenho 2 colunas no meu banco uma chama doença e outra descrição eu queria q no jcombobox as doenças cadastradas ficassem disponivel nele so de fazer o cadastro ela ja aparecesse para mim, ai era so selecionar e fazer a pesquisa, alguem pode me ajudar como eu faço isso com o jcombobox?

Olá amigo

pelo o que eu entendi acho que é o seguite:

se vc tiver num determinado cadastro e vc usa uma tabela auxilar de doenças e caso vc precise cadastrar uma nova doença e chamar o cadastro de doenças, efetuar o cadastro de doenças e voltar para o cadastro novamente isso muito ruim. Então no seu cadastro vc coloca um botão que chama o cadastro de doenças e continua do ponto onde vc estava no cadastro. Quando voltar aí vc limpa o seu jComboBox e pupula novamente.

cboTipoEquipamento.removeAllItems();
private void inicializaCombobox() throws Exception {
    try {
       stmt = bd.ConexaoBancoDados.conexao().createStatement();               
       
       // preenche a lista de Tipo de Equipamentos
       
       rs = stmt.executeQuery("select descricao from tipoequipamento order by descricao");
       while(rs.next()){
           cboTipoEquipamento.addItem(rs.getObject(1));
       }
      
      // Preenche a lista de Marcas
       
      rs = stmt.executeQuery("select marca from marca order by marca");
      while(rs.next()){
           cboMarca.addItem(rs.getObject(1));
      }
      stmt.close();
   } catch (Exception ex) {
            Logger.getLogger(Listamarcas.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
   }
    
}

espero ter ajudado?

Silvio Guedes