“wbsouza”:
Considere utilizar o PostgreSQL ou Firebird. São bancos equivalentes em recursos ao M$SQL, e tb free.
O MySQL é muito bom e rápido, mas não tem tudo que tem no banco da Micro$oft 
Por outro lado, se vc pretende fazer uma aplicação profissional, não vai querer colocar “regras de negócio” no banco de dados. Nada que um servidor de aplicações resolva, se vc dividir bem a aplicação, não vai precisar colocar regras no banco e consequentemente poderá usar qq banco que suporte ANSI SQL 
[]s, Welington B. Souza
Não querendo desviar muito do assunto, mas gostaria de deixar minha opinião.
O M$SQL server é um “bom” banco de dados, acredito que ele esteja muito melhor do que as versões anteriores, ou melhor, não se pode comparar o 6.5 ao 2000, acreditem, no 6.5 existia lock de registros quando se selecionava algo, ridículo não? 
Sabe o que eu acho ruim no M$SQL? O JDBC, é um lixo, mesmo usando o Jtds, o desempenho cai de forma significativa. Bom, acredito que o JDBC da M$ não deva nem ser citado, pois aquilo lá deve ter sido implementado pelos estagiários, se bem que não duvido que o VisualBasic também tenha sido :roll:
O PostgreSQL é na minha opinião, o melhor banco de dados free do mercado, é disparado o mais performante, e o que apresenta mais funcionalidades dentro desta ótima performance.
O MySQL é um banquinho bom, porém não para aplicações que tendem a crescer muito, pois na medida que os índices começam a ficar sobrecarregados, ele começa a ficar lento, lento…lento… 
Escolha o banco conforme o perfil que sua aplicação terá, mas uma coisa é óbvia, se sua empresa não tem licença para usar o M$ SQL Server, nem cogite-o para seu superior, veja se já não existe um Oracle instalado, ou quem sabe um PostGre 
Apesar do PostGre não ser nenhum pouco “user friendly”, ele é uma ótima pedida para qualquer tipo de aplicações.
Cya