Olá pessoal!!
Estou engatinhando em java mas já comecei a dar os primeiros passos.
Analisando o seguinte algoritmo:
- Uma certa Empresa fez uma pesquisa de mercado para saber se as pessoas gostaram ou não de um novo produto lançado no mercado. Para isso, foi solicitado o sexo do entrevistado (M=masculino e F=feminino) e sua resposta (sim ou não). Sabendo-se que foram entrevistadas 50 pessoas, fazer um algoritmo que calcule e escreva:
a. O número de pessoas que responderam sim;
b. O número de pessoas que responderam não;
import javax.swing.JOptionPane;
public class pesquisaMercado {
public static void main(String args[]){
int x=0,sim=0,nao=0,y=0,masc=0,fem=0,i;
float porcMasc=0,porcFem=0;
for (i=0;i<10;i++){
y=(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("DIGITE A OPÇÃO CONFORME O SEU SEXO \n " + "1 - MASCULINO \n " + "2 - FEMININO")));
if (y==1){
masc++;
}if (y==2){
fem++;
}
x=(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("VOCÊ APROVA O PRODUTO?\n " + "1 - SIM \n " + "2 - NÃO")));
if (x==1){
sim++;
}if (x==2){
nao++;
}
}
porcMasc=((masc*100)/10);
porcFem=((fem*100)/10);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "RESULTADO DA PESQUISA \n" +
"TOTAL DE HOMENS PESQUISADOS = "+masc+"\n"+ "TOTAL DE MULHERES PESQUISADAS = "+fem+"\n"+"\n"+ "PARCIAL DA PESQUISA \n" + "MASCULINO = "+porcMasc+"% \n" + "FEMININO "+porcFem+"%" );
}
}
Ó código acima esta rodando legal, fiquei bem contente quando consegui implementa-lo, mesmo pq como disse estou engatinhando.
Gostaria de saber o seguinte: quando solito que o usuário digite uma opção tipo: y=(Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("DIGITE A OPÇÃO CONFORME O SEU SEXO \n " + "1 - MASCULINO \n " + “2 - FEMININO”)));
como eu poderia fazer para que quando ele digitasse uma opçao que não fosse a 1 e 2 aparecesse uma informação na tela que o informasse “Presta atenção” “Opção Inválida”???
Eu criei uma nova classe assim:
private static void menu() {
int opcao = 0;
try{
opcao= Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("INFORME O SEU SEXO: \n " + "1 - MASCULINO \n " + "2 - FEMININO"));
}
catch (Exception e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Digite Com ATENÇÃO!");
switch (opcao){
case 1:
masculino();
break;
case 2:
feminino();
break;
default:
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Opção Inválida");
}
}
}
Mas não deu certo claro - havia colocado no metodo main o seguinte:
boolean sair = false;
while (!sair){
menu();
…
Enfim não consegui desta forma. Sei que há outras maneiras, talves até bem simples mas to apanhando feio. Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido.
Valeu a todos
SkFogo
EDIT - Por favor, ponha os tags [ code ] para formatar seu código . É bastante simples, basta usar o botão [ code ] no início e no fim de seu código.