Depois de muito tempo lendo, estudando, tentando entender os conceitos, resolvi partir para um teste prático esse final de semana.
O teste que eu pensei foi modelar um sistema simples que gera etiquetas de envio, basicamente Remetente (que num primeiro momento pretendo deixar fixo), Destinatário (dados do cliente), Transportadora (dados da transporadora escolhida para o envio) e referência do pedido.
Para isso eu pensei no seguinte:
Cadastro de clientes
Cadastro de produtos
Cadastro de transportadora
Tentei montar o modelo no Data Modeler, mas parece que falta alguma coisa, eu não consigo enxergar corretamente o que falta ou como fazer de um jeito melhor.
Eu achei que o relacionamento entre PRODUTO e TRANSPORTADORA tá estranho, mas ao mesmo tempo não sei que entidade colocar entre eles para dar mais sentido, ou simplesmente não relacionar eles.
Por que você nao relaciona uma compra(pedido) para a transportadora? No fim das contas o que interessa para a transportadora em si e o pedido…Ela transporta um pedido , e não um produto em especifico.
Entidade CLIENTE-PRODUTO, criando o relacionamento GERA com a entidade PEDIDO, dai relaciono a entidade PEDIDO com o TRANSPORTADORA com o relacionamento ENVIA.
[quote=fggs]Boa noite pedroazin! Obrigado pela resposta!
O que você acha de uma agregação então?
Entidade CLIENTE-PRODUTO, criando o relacionamento GERA com a entidade PEDIDO, dai relaciono a entidade PEDIDO com o TRANSPORTADORA com o relacionamento ENVIA.
Acha que dá certo ou to complicando demais?
Agradeço desde já! [/quote]
Bom dia !Acho que dessa maneira que você propôs fica bem melhor^^.