Ajuda para adequar o MER a modelagem do meu sistema

6 respostas
T

Bom dia, sou estudante de Analise de Sistemas, minha duvida seria mais no campo da modelagem de BD , mas como o sistema que estou desenvolvendo pro projeto final é em java, gostaria da ajuda da comunidade , se possivel, bem , trata´se de um sistema de atendimento de laboratorio de análises ,é um sistema desktop, estou fazendo no netbeans, o banco é mysql. Tem cadastro de pacientes , de exames , de medicos, de funcionarios, gera relatorios, até ai tudo beleza, mas uma das funcionalidades seria o atendimento de coleta, que pra ficar mas facil de entender posso comparar essa parte com um sistema de vendas, onde temos a entidade paciente (cliente), a entidade exames(produtos) e item_exame(item_produto), fiz a classe bean para as entidas, a classe DAO pra fazer o cadastramento, consulta, exclusão,etc. A interface com swing, minha duvida é que um paciente pode possuir varios exames por atendimento, e não consigo contruir as relações entre as tabelas de forma a permitir isso, não sei se fui muito claro, mas anexei o mer, se alguem puder me dar uma dica de como fazer, pois do jetio q fiz só consigo cadastrar um exame por paciente.

6 Respostas

drsmachado

Vamos por partes.
Um atendimento (vamos comparar a pedido) pertence a um paciente (cliente). Cada atendimento pode conter vários exames (itens).
A relação paciente X atendimento é 1 para muitos (um paciente pode ter vários atendimentos e cada atendimento pertence a apenas um paciente).
A relação atendimento X exame é de muitos para muitos (cada atendimento pode ter vários exames e cada exame poderá ser realizado em vários atendimentos).

Assim sendo, a tabela atendimento conterá uma FK para paciente.
Será preciso criar uma tabela associativa entre atendimento e exame, contendo uma FK para atendimento e outra para exame (no mínimo).

Entendeu?

T

Tipo Atendimento: cod_at(PK), data_at, cod_paciente
item_exame: cod_at (FK) , cod_exame(FK)